O Espírito Santo contará, até meados de 2022, com duas novas importantes fontes de informação sobre energias renováveis. O Governo do Estado prevê lançar, ainda em 2021, o mapa de radiação solar e planeja para o primeiro semestre do ano que vem o atlas eólico. As informações foram enviadas à Rede TC de Comunicações pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

De acordo com a Federação, a notícia foi dada pela subsecretária estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), Rachel Freixo, durante a Oil, Gas and Energy Week, evento realizado pela Findes.

“Rachel explicou que o mapa de radiação solar está sendo desenvolvido pela Sectides em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Já o atlas eólico é um trabalho realizado em conjunto pela secretaria em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, empresa controlada pelo governo da Alemanha” – detalha.

 

Rachel Freixo, subsecretária da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides), durante palestra na Oil, Gas and Energy Week.
Foto: Findes/Divulgação

A Findes relata ainda que a subsecretária ponderou que, no caso do atlas eólico, as informações serão disponibilizadas em diferentes etapas, “já que a coleta completa de dados requer mais tempo, cerca de três anos”. A primeira fase do projeto é estimada para ser a apresentada no primeiro semestre de 2022.

Leia também:   Lacen confirma circulação de Febre do Oropouche no Espírito Santo

De acordo com ela, a apresentação dessas informações, somada a iniciativas que vêm sendo adotadas pelo Estado, como com o Programa Gerar, contribuirão para que o Espírito Santo se torne uma referência na adoção de práticas sustentáveis e diversificação da matriz energética.

“Queremos expandir nosso sistema de energias renováveis, atrair investimentos e aproveitar o interesse que existe no mundo por projetos com esse perfil. Além da prospecção ativa que fazemos junto a potenciais investidores, estamos trabalhando para desburocratizar a legislação, principalmente a ambiental, e para estimular o desenvolvimento de pesquisa e inovação na área” – frisa.

 

Estado com vocação e potencial para produzir energia limpa

 

Vitória – O gerente executivo de Negócios da Findes e coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, Cícero Grams, reforçou a vocação e o potencial que o Espírito Santo tem para produzir energia limpa. Ele citou que um levantamento feito em todo o País pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), companhia pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, mostrou as áreas com maior potencial para geração de energia eólica.

Leia também:   Suzano lança pedra fundamental da fábrica de papel em Aracruz e agregará valor à cadeia produtiva local
Cícero Grams, gerente executivo de Negócios da Findes e coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia.
Foto: Findes-Divulgação

“O mapeamento identificou que os litorais dos estados do Nordeste, do Rio Grande do Sul, do Norte do Rio de Janeiro e do Sul do Espírito Santo são regiões mais propensas para a geração de energia eólica offshore. Ou seja, estamos entre os principais locais do país para receber investimentos de parques eólicos no mar”, explicou Grams ao comentar que duas empresas –a Equinor e a Votus Winds– já protocolaram projetos no Ibama interessadas em gerar energia a partir dos ventos no litoral sul capixaba.

O gerente executivo disse que a energia solar também tem grande potencial e que os incentivos que vêm sendo dados no Estado aos autoprodutores domésticos, como a isenção de ICMS, vão acelerar a adoção dessa fonte de energia.

“Esse movimento que está acontecendo é muito positivo, afinal, estamos no caminho para a diversificação da matriz energética, fortalecendo o uso de fontes renováveis, e ainda vamos nos tornar mais independentes na nossa capacidade de geração. Hoje, a energia consumida aqui vem principalmente de outros estados”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here