Em todo Espírito Santo, a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) obteve uma redução de 22% dos homicídios dolosos. O número foi apresentando pelo secretário estadual, o coronel Nylton Rodrigues, em entrevista encaminhada à Rede TC de Comunicações pela assessoria de Comunicação da Sesp. O secretário também falou sobre o que mudou desde a primeira reunião Itinerante de Monitoramento dos Indicadores das Regiões Integradas da Segurança Pública (Risp), em julho, em São Mateus, para a segunda reunião nesta sexta-feira (19), em Aracruz.

O que mudou da última reunião em São Mateus para esta de agora, em Aracruz, secretário?

Coronel Nylton Rodrigues – Continuamos acompanhando a redução de homicídios em toda a região Norte. As polícias, ao maximizarem suas eficiências, já conseguiram que os índices de assassinatos reduzissem 29% em relação ao ano passado. Também estão em redução os números de crimes contra o patrimônio. Os capixabas podem contar com suas polícias. Vamos discutir nesta reunião de sexta-feira os indicadores de toda a região e como podemos melhorar nossas ações. Como nenhum trabalho é possível ser feito sozinho, contaremos com representantes do Judiciário, do Ministério Público, das prefeituras, para que possamos pensar e unir nossos esforços.

Leia também:   Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

A redução de homicídios é no Estado todo?

Coronel Nylton – Sim. Temos uma redução geral de 22% dos homicídios dolosos em todo o Espírito Santo. Estamos com o menor indicador de nossa série histórica, que começou em 1996. Nossa taxa de homicídios (número de crimes a cada 100 mil habitantes) chegou a ser de 58, em 2009, e agora está em 28. É um sinal de que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a se fazer. E isso envolve maximizar a eficiência das nossas polícias, haver uma maior integração entre os poderes, os poderes executivos criarem ambientes cada vez mais favoráveis e, também, os pais participarem e fortalecerem o trabalho de educação dos seus filhos. A família tem um importante papel na formação de cidadãos de bem.

E como está a questão da violência contra a mulher?

Coronel Nylton – Também apresentamos redução. É o menor índice também da nossa série histórica, que começou em 2001. Temos trabalhos importantes, como na Polícia Civil, com o programa Homem que é Homem, que está na região Norte também, em Linhares, promovendo maior consciência e mudança de pensamento em homens que já cometeram o delito de agredir suas companheiras. E a Polícia Militar tem ainda as visitas tranquilizadoras às mulheres vítimas de violência doméstica. Em outubro, o Comando de Polícia Ostensiva Norte já completou mil missões, com o objetivo de proteger mulheres que passaram por situações inimagináveis por causa de um machismo inaceitável.

Leia também:   Espírito Santo chega a 56 casos da Febre do Oropouche

O que há de novidades?

Estamos às vésperas da entrega das bases móveis comunitárias em todo o Estado e o município de Linhares será beneficiado. Os bairros Aviso e Interlagos, que fazem parte do programa Ocupação Social, vão participar dessa iniciativa. São locais em que a população poderá registrar ocorrências. Os veículos são altamente modernos, com câmeras e internet embarcada. A estrutura para atendimento aos moradores é formada por uma van com câmeras para vigiar o perímetro e que pode se conectar às câmeras das prefeituras, em busca por suspeitos nas imediações. O município de Aracruz agora passa a contar com o projeto Homem que é Homem, da Polícia Civil, o que com certeza vai ajudar, e muito, no combate à violência doméstica na cidade. Acreditamos ainda ser importante a iniciativa da Prefeitura de Aracruz. O município está em vias de implantar o seu cerco eletrônico, o que com certeza vai ajudar muito a Polícia Militar a realizar com mais eficiência seu patrulhamento ostensivo e, de quebra, reduzir os números de crimes na cidade.

Leia também:   Espírito Santo envia segunda equipe de bombeiros para o Rio Grande do Sul

LEIA TAMBÉM: Homicídios caem em São Mateus e delegacia conclui 70% dos casos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here