Organizado pelo Centro Social Reconstruir a Vida, o 1° Encontro Cultural de Capoeira acontece neste sábado (12) a partir das 8h com oficinas, roda de conversas, palestras e rodas de capoeira.
De acordo com um dos organizadores, Dennys Assunção, pela manhã acontece, de forma restrita aos alunos, rodas de conversa e oficinas com o mestre Macaco –grupo Acarbo (Bahia)–, com o mestre Museu –Grupo Iê Capoeira (São Mateus)– e mestrando Estressado –grupo Lutando Pela Mesma Arte (Jaguaré).
À tarde, as atividades são abertas ao público no Largo do Chafariz a partir das 14h. Estão programadas palestra com o mestre Militão, de Linhares, e uma grande roda de capoeira.
Dennys ressalta que seis grupos confirmaram presença na roda de capoeira. Além dos grupos de capoeira de São Mateus, devem estar presentes capoeiristas de outros municípios como Jaguaré e Linhares.
O organizador destaca ainda que, em razão da pandemia de covid-19, ficou decidido que o momento com mais pessoas presentes deveria ser feito em local aberto. Ele enfatiza que o principal convidado para o encontro é o mestre Macaco, da Bahia, que já esteve em outra ocasião no Centro Cultural Reconstruir a Vida passando ensinamentos de capoeira aos alunos.
Foto do destaque: Divulgação