Olhos bem abertos, ouvidos atentos. Assim foi a visita de um grupo de estudantes do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Francisca Nunes Coutinho, do Nativo, à Rede TC de Comunicações.

Foto: Wellington Prado/TC Digital

A visita, realizada na manhã desta quarta-feira (29), foi acompanhada dos professores Fabiano Araújo de Almeida (História), Bruno Chelles Nunes (Matemática) e Ângela Marilza Castro dos Anjos (Ciências Agrárias). Eles explicaram que a visita é a culminância do plano de estudos sobre meios de comunicação e transporte.

Na sede da Rede TC de Comunicações, os estudantes e os professores foram recepcionados pelo Diretor Geral Márcio Castro, que, além de agradecer pela visita, ainda falou sobre a história do jornal e a importância da imprensa comunitária-construtivista para a sociedade em geral.

Na sede Rede TC de Comunicações, os estudantes e os professores foram recepcionados pelo Diretor Geral Márcio Castro, que, além de agradecer pela visita, ainda falou sobre a história do jornal e a importância da imprensa comunitária-construtivista para a sociedade em geral.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Cerca de 30 adolescentes com idades entre 12 e 14 anos conheceram todos os espaços da TC, como a Redação, Editoração e Gráfica. Fizeram perguntas e aprenderam sobre o processo de produção do jornal impresso.

O professor Fabiano Araújo de Almeida detalhou que a escola trabalha com a pedagogia de alternância e oferece ensino de tempo integral. “Dentro da pedagogia da alternância nós temos os planos de estudo e em cada série é um tema diferenciado. No caso do 7º ano, nesse trimestre, o tema é sobre os meios de comunicação e transporte. Então, a gente prepara um questionário sobre esse tema que é levado para ser respondido pela família. Depois, esse questionário retorna para a escola. A gente finalizou com uma visita de estudo à TC” – explica.

Cerca de trinta adolescentes com idades entre 12 e 14 anos conheceram todos os espaços da TC, como a Redação, Editoração e Gráfica.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Conforme Fabiano, após a visita desta quarta os estudantes devem montar um relatório a partir das pesquisas que fizeram durante os estudos mais a experiência da visita. “Vamos trabalhar em sala de aula com todas as disciplinas, seja Matemática, Ciências Agrárias, Ciências da Natureza, todas voltadas para esse tema de comunicação e transporte” – frisa.

Para ele, a oportunidade de os estudantes conhecerem um veículo de comunicação é muito importante. “Principalmente a Tribuna do Cricaré, que produz jornal diário e impresso” – enfatiza.

Para o professor Fabiano Araújo de Almeida, a oportunidade de os estudantes conhecerem o jornal foi muito importante.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

AGRADECIMENTO

O diretor da Escola Municipal Maria Francisca Nunes Coutinho, Tadeu Machado Correia, disse que não pode estar presente na visita à TC. Ainda assim, encaminhou uma mensagem de agradecimento. “Agradeço a Tribuna do Cricaré pela parceria. Contribuiu muito com o fechamento do plano de estudo com o nosso tema comunicação”.

 

“É importante ser seletivo”

O Diretor Geral da Rede TC, Márcio Castro, conversou com os estudantes e respondeu perguntas sobre comunicação. “Nós estamos vivendo a era das comunicações. Todo mundo, ou quase todo mundo, tem um aparelho celular na mão, está inteirado o dia inteiro. É aquilo que vocês já ouviram e vão ouvir muito. É importante ser seletivo naquilo que se vê, na maneira como se lê a notícia, porque existem notícias e existe fake news. Então, procurem entender o que é uma coisa e outra, através de fontes confiáveis, e distinguindo o que é um jornal de uma notícia falsa” – disse.

O Diretor da TC ainda fez um paralelo explicando aos estudantes que todas as disciplinas são importantes e usadas para fazer jornalismo. Aproveitando a presença do professor de Matemática exemplificou que a matéria também faz parte do noticiário diário.

“Jornalismo também se faz com Matemática, se faz com História, com as Práticas Agrícolas que nos deixam em pé porque é através dos alimentos que vivemos e sem eles não faríamos nada. A Matemática, por exemplo serve para poder contar dinheiro, os dias de trabalho e a realidade social que vai fazer a história. Na edição de hoje [quarta-feira], a matéria de capa explica isso. Ela apresenta os números da covid até aqui em São Mateus” – enfatiza, em referência à Reportagem Primeiro caso de covid em São Mateus completa 3 anos.

Laís Borges dos Santos: “A gente aprende e leva para casa”.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

“Não sabia que era assim”

 

A estudante Laís Borges dos Santos, 12 anos, mora em Campo Grande de Barra Nova, e disse que a visita teve um bom aproveitamento. “Achei muito legal a visita para a gente entender mais como é feito [o jornal]. Como era antes, como é agora. Porque antes as coisas eram mais difíceis. Deu para entender melhor como é feito. Não sabia que era assim, desse jeito. Para fazer o jornal, as folhas passam direto nas máquinas, achei muito interessante. Quando fazemos as atividades escolares, a gente sempre coloca o que aprendeu, como que faz. Vou partilhar em casa com os meus pais porque, às vezes, os nossos pais também não sabem. A gente aprende e leva para casa” – enfatiza.

Meury Pinheiro dos Santos aprovou o tema do plano de estudo do trimestre e disse que gostou de conhecer o jornal Tribuna do Cricaré.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Meury Pinheiro dos Santos, 14 anos, também do 7º ano, é moradora da localidade de Ferrugem e relatou que achou tudo interessante. “Gostei até das artes nas paredes. Achei bem legal o jeito que explicaram como é feito o jornal, como é impresso, como é feito para passar as imagens para o papel. Achei bom ele [Márcio Castro] explicar que a Matemática, a Geografia, a História são usadas para fazer o jornal, para as pessoas entenderem” – frisa.

Em relação ao plano de estudo da Escola, Meury destaca que achou importante a visita à TC. “Aprendi como evoluíram os meios de comunicação e os transportes. Achei importante, aprendi demais” – reforça.

 

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here