Em apenas uma hora na tarde desta sexta-feira (5), São Mateus recebeu um volume de chuva superior a toda a precipitação registrada nos meses de novembro e dezembro. É o que revelam os dados consultados pela Reportagem nas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no Bairro Litorâneo, e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizada em Guriri.

Conforme os dados, entre 16h e 17h desta sexta-feira, o volume de chuva em São Mateus foi de 46,2mm. É mais chuva do que todo o volume registrado nos meses de novembro (5mm) e dezembro (36,6mm). De acordo com a estação do Cemaden localizada em Guriri, o acumulado de chuva neste mês de janeiro até as 17h desta sexta chegou a 89mm. A estação localizada no Bairro Litorâneo, do Inmet, registra volume parecido nos cinco primeiros dias do ano, de 85,4mm.

Com as chuvas intensas desta sexta-feira, os alagamentos na cidade de São Mateus voltaram a ocorrer. Foram registrados pontos críticos na lateral da BR-101, nas proximidades de um hipermercado, e outras vias nos bairros e no balneário de Guriri.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

 

MAIS CHUVAS

A Coordenação de Meteorologia do Incaper prevê condições para chuvas em todo o Espírito Santo pelo menos até segunda-feira (8). Segundo o Instituto, neste sábado a instabilidade persiste devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A previsão é de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões, com chance de acumulados expressivos em alguns trechos do norte capixaba. O vento sopra com moderada intensidade no trecho litorâneo.

No domingo (7), o canal de umidade associado à ZCAS desloca-se lentamente em direção à Bahia. No entanto, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros mantém a instabilidade no Espírito Santo. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas, sendo esperadas trovoadas isoladas em trechos ao sul do Estado.

Na segunda-feira, a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros continua mantendo a instabilidade. Previsão de chuva em alguns momentos do dia em todas as regiões.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here