O atendimento odontológico gratuito, com os serviços de restaurações, exodontias (extração), orientação de higienização e profilaxia (limpeza), são oferecidos pelo Município em 16 unidades de saúde de São Mateus.

A Secretaria de Comunicação detalha que entre 2020 e 2021, período mais crítico da pandemia, a prestação do serviço precisou ser interrompida pela Prefeitura, seguindo portarias da Secretaria Estadual de Saúde.

“Para a retomada dos programas com qualidade, a Prefeitura realizou, de novembro de 2021 até o momento, uma série de investimentos, que vão da compra de equipamentos à reforma de consultórios. Além disso, foi realizada a contratação de 10 dentistas e 10 auxiliares de saúde bucal” – frisa a Prefeitura.

 

AGENDAMENTO

O atendimento funciona através de agendamento que é feito diretamente com o dentista da unidade de saúde. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Samir Georges Zogheib, cada paciente comparece cinco vezes em média à unidade de saúde, entre o início e o término do tratamento.

“Os atendimentos seguem o protocolo estadual: são atendidos oito pacientes por dia, com intervalo de 20 minutos entre cada atendimento para realizar os procedimentos de segurança. Existe um programa diferenciado dedicado exclusivamente às gestantes que fazem o pré-natal” – frisa.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Anda de acordo com a Secretaria de Comunicação, cada consultório disponibiliza dois atendimentos diários para casos de urgência odontológica, que dispensam agendamento.

 

ATENDIMENTO

Os atendimentos odontológicos acontecem nas seguintes unidades de saúde: Guriri (equipes de saúde norte I e II), Pedra D’Água, Nativo, Ideal, Sernamby, Seac, Cohab, Santa Teresa (Ponte), Bom Sucesso, Santo Antônio, Vitória, Litorâneo, Santa Maria, Nova Lima e Nestor Gomes.

A Secretaria Municipal de Saúde tem ainda dois dentistas dedicados exclusivamente ao Programa Saúde Bucal para prevenção nas escolas. Samir destaca que as equipes vão até as escolas e realizam palestras, brincadeiras e entrega de kits com escova, creme e fio dental para a educação bucal das crianças.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

Ele explica que os alunos passam por avaliação e são classificados por nível de risco –baixo, médio e alto. Dependendo do caso, eles recebem encaminhamento imediato para atendimento na unidade de saúde mais próxima de onde mora.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here