Apesar de ter vacinado mais de 900 crianças contra a poliomielite nos últimos 15 dias, São Mateus ainda está longe de atingir a meta de 95% de imunização do público-alvo de até 5 anos. De acordo com os dados do Painel da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite do Ministério da Saúde, até sábado (14) o Município havia imunizado 4.089 crianças contra a doença, o que representa 50,78% do público-alvo, que atualmente está estimado em 8.053 crianças aptas a se vacinarem.

Diante deste quadro, em mais uma tentativa de aumentar a cobertura vacinal em São Mateus, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um novo mutirão, chamado de Dia D, no próximo sábado (22). A Campanha de Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, que geralmente é realizada no mês de agosto, neste ano teve duas prorrogações feitas pelo Ministério da Saúde e deve ser encerrada no dia 31.

A Secretaria de Saúde de São Mateus alerta que o Dia D será realizado em todas as unidades de saúde do Município, das 8h às 15h. “A Secretaria de Saúde está reforçando as ações na Campanha Nacional de Vacinação, que vai até o dia 31 de outubro. Tem como alvo a imunização contra a poliomielite para crianças de até 5 anos, e multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos” – detalha.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Segundo a secretaria, as unidades de saúde estão abastecidas e à disposição para realizar a vacinação durante o atendimento diário.

A Secretaria reforça ainda que o objetivo do Dia D é retomar os índices de imunização recomendados pela Organização Mundial da Saúde, que é de 95% de cobertura vacinal. “Para ser imunizado é necessário comparecer na unidade de saúde portando cartão de vacinação, cartão do SUS ou CPF”.

 

Cobertura baixa aumenta riscos

 

São Mateus – Uma cobertura vacinal baixa aumenta em muito as chances do retorno do vírus ao país. Por exemplo, em fevereiro deste ano, as autoridades do Malawi, na África, declararam um surto de poliovírus selvagem tipo 1, após a doença infecto-contagiosa ser detectada em uma criança de 3 anos. A menina sofreu paralisia flácida aguda, uma das sequelas mais graves da enfermidade, a qual, muitas vezes, não pode ser revertida.

O último caso de poliomielite no país africano havia sido notificado em 1992, e a África toda declarada livre da doença em 2020. A cepa do vírus responsável por esse caso está geneticamente relacionada à cepa circulante no Paquistão, um dos dois países do mundo, junto com o Afeganistão, onde a pólio continua endêmica.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

 

 

VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO EM SÃO MATEUS

 

(LINHA EM REVERSO)

População-alvo…………… Nº de pessoas…………… doses aplicadas……. doses aplicadas……….. cobertura

…………………………………………………………………………. até 26/08………………. até 14/10………………….. vacinal

 

1 ano……………………………. 1.917………………………… 881………………………… 1.163………………………… 60,67%

2 anos………………………….. 2.057………………………… 791………………………… 1.011………………………… 49,15%

3 anos………………………….. 2.069………………………… 756………………………… 952…………………………… 46,01%

4 anos………………………….. 2.010………………………… 772………………………… 963…………………………… 47,91%

 

(LINHA EM REVERSO)

Total……………………………. 8.053………………………… 3.200…………………….. 4.089………………………… 50,78%

 

___

Fonte: Painel da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite-Ministério da Saúde.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here