Membro ativo do grupo teatral Articultura Renascer desde 1998, Valdir de Souza Santiago interpreta Pilatos há dez anos. Ele está como vice-presidente da Associação Arte e Cultura Renascer e ressalta que o Auto da Paixão de Cristo é um grande momento para Jaguaré.

“O espetáculo é grandioso. Esse ano recebemos mais de 6.000 pessoas. É um momento em que nos emocionamos. Também é de muito trabalho. Além de atuar, ajudamos na organização e na direção” – frisa.

Valdir de Souza Santiago interpreta Pôncio Pilatos, governante romano da província da Judeia conhecido na tradição Cristã por ter sido o juiz que não interveio contra os fariseus na condenação de Jesus Cristo a morrer na cruz.
Foto: Martins Fotografia/Divulgação

Nesses 25 anos, Valdir Santiago conta que já interpretou o Ancião do Templo, um Escriba, Pedro e, agora, Pilatos. “Conseguir executar a encenação é muita emoção porque a gente sente realizado. É um grande projeto que envolve um sentimento muito forte que é o religioso, a fé, a nossa e a das pessoas que vêm assistir. É uma troca de energia que cria um clima emocionante, alguns choram, têm arrepios. No final, a gente se abraça porque vem o sentimento de dever cumprido” – enfatiza.

Ele entende que planejar, organizar e executar o teatro é muita responsabilidade para os organizadores e também para os atores. “O Jadilson, que interpreta Jesus, tem um compromisso enorme, por exemplo. É uma pequena cruz que a gente carrega para poder realizar o auto” – salienta.

Atores e voluntários comemoram o Auto da Paixão de Cristo deste ano, o primeiro com público presente após três anos de pandemia.
Foto: Martins Fotografia/Divulgação

Conforme Valdir Santiago, a principal mensagem do teatro é a fé que precisa ser fortalecida. “No cristianismo, no Cristo ressuscitado. Temos que renovar a fé todos os anos dentro de cada um de nós”.

O ator destaca que o grupo desenvolve o projeto com apoios da Prefeitura de Jaguaré, comerciantes e outras pessoas que contribuem com dinheiro, equipamentos, materiais, entre outros.

Foto do destaque: Martins Fotografia/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here