O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo passa a ser eletrônico (CRLV-e) e não será mais emitido em papel-moeda nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e nem será mais encaminhado ao endereço dos donos de veículos. A novidade foi comunicada na tarde desta quarta-feira (18) pelo governador Renato Casagrande e o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira.

“O novo documento eletrônico do veículo poderá ser impresso pelo próprio proprietário em papel comum, tendo a mesma validade da versão atual, uma vez que será certificado por um QR Code específico. O CRLV-e também dispensa o pagamento da taxa de postagem, que já era opcional. O novo formato de documento será utilizado pelos proprietários de 2.040.928 veículos que compõem a frota registrada no Espírito Santo atualmente” – relata a assessoria do Detran, em mensagem à Rede TC.

Além disso, em caso de perda do documento, o proprietário de veículo também poderá imprimir a segunda via do CRLV, sem precisar se dirigir até uma unidade do Detran nem pagar taxa de serviço, uma economia de R$ 140,34. O novo serviço já está disponível para documentos licenciados a partir de 2019.

“O proprietário de veículo já pode imprimir o seu documento de sua casa, da casa de um parente ou amigo, de uma lan house, em uma impressora comum. Isso representa mais praticidade e agilidade para o cidadão”, ressalta Givaldo.

A substituição do documento físico pela versão digital cumpre à deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 180/2019, que determinou o prazo de até 30 de junho de 2020 para adequação ao novo formato.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code. O CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório (DPvat).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here