Bispo de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó viaja neste fim de semana para o Vaticano. Ele integra a comitiva de 32 bispos e arcebispos das regionais Leste 2 (Minas Gerais) e Leste 3 (Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a Visita ad limina Apostolorum. Dentro da agenda de atividades, que começa na segunda-feira (17), uma audiência com o Papa Francisco está marcada para a quinta-feira (20).

A visita é uma tradição antiga na Igreja Católica que significa no limiar, na entrada, nos limites das basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. Essa peregrinação dos bispos é repleta de momentos especiais, como o encontro com o Papa e visita aos túmulos dos apóstolos.
Em mensagem aos católicos, Dom Paulo frisa que o Papa conhece por meio da visita a realidade de todas as dioceses. O bispo de São Mateus salienta que, antecedendo ao encontro, já enviou no final de 2020 e início de 2021 relatórios da Diocese à Santa Sé.
Nos relatórios enviados inclui toda a ação pastoral, a relação do bispo com o clero, relação do bispo com o povo, relação do clero com o povo e as questões jurídicas, canônicas e econômicas da Diocese. “Enfim, todas as iniciativas e ações pastorais e demais assuntos relacionados à estrutura e organização de uma diocese”, explica. “Então, nesse encontro, nós estaremos celebrando e coroando todo esse trabalho”, ressalta.
Missas em grandes basílicas e reuniões estão na programação
São Mateus – Durante o período no Vaticano, os bispos e arcebispos das regionais Leste 2 e Leste 3 da CNBB celebram missas nas grandes basílicas, onde estão sepultados os apóstolos Pedro e Paulo.
Também estão previstas reuniões nos principais dicastérios e secretarias, que são organismos da Cúria Romana que tratam do episcopado, do clero, da Doutrina da Fé, da vida consagrada, da causa dos santos, da evangelização, da educação e da comunicação católica.
Dom Paulo integra uma comitiva de 32 bispos e arcebispos em visita apostólica ao Vaticano.
Foto: Pascom/Divulgação
“Convido você e sua família a estar em oração por nós. E nós de lá, da igreja mãe, estaremos em orações por todos vocês”, manifestou Dom Paulo.
A comitiva embarca em Belo Horizonte neste sábado (15). O desembarque em Roma, na Itália, acontece no domingo (16). Além de Dom Paulo, os outros capixabas que viajam ao Vaticano são o arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos, e os bispos Dom Andherson Franklin Lustosa de Souza (auxiliar de Vitória), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa (Colatina) e Dom Luiz Fernando Lisboa (Cachoeiro de Itapemirim).
Entre os bispos mineiros estará o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

Foto do destaque: Pascom/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here