O diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, afirmou que protocola até quinta-feira (23) o recurso contra parecer do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) que indeferiu o estudo e relatório de impactos ambientais apresentados pela empresa. A Petrocity é a responsável pelo projeto de implantação do porto de Uruçuquara.

Diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Na tarde desta terça-feira (21) ele concedeu entrevista coletiva em um hotel da Cidade ao lado do presidente da Câmara de São Mateus, vereador Jorge Recla de Jesus, o Jorginho Cabeção, o vereador Aquiles Moreira de lideranças sociais de associações do litoral sul mateense.

José Roberto relatou que o parecer do Iema argumenta, entre outros pontos, que o Ministério Público Federal havia indicado que o local não poderia receber o empreendimento. Contudo, sustenta que numa audiência pública realizada em 2014, “em momento algum foi manifestado esta afirmativa do MPF que ali não é local propício”.

Imagem: Petrocity Portos/Divulgação

O presidente disse que o parecer questiona ainda a falta de um projeto para mobilidade, como a construção de estradas de acesso ao porto, nos estudos. José Roberto frisou que o Governo do Estado garantiu, em memorando de entendimento, que melhorará a infraestrutura de estradas, energia elétrica e abastecimento de água após a aprovação do projeto e início da instalação.

Ele acrescenta também que o Iema argumentou que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) é contrária à instalação do porto em Uruçuquara, mas garante que a Petrocity “já tem a aprovação da Antaq”.

José Roberto detalha que os técnicos do Iema afirmam no documento que no local acontece a desova de tartarugas marinhas. Entretanto, o diretor da empresa ressalta que o Projeto Tamar não afirmou ser contrário ao empreendimento.

Foto: Wellington Prado/TC Digital

Presidente da Câmara e liderança comunitária confirmam apoio ao projeto portuário em São Mateus

Presidente da Câmara de São Mateus, Jorge Recla de Jesus. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Presidente da Câmara de São Mateus, o vereador Jorge Recla de Jesus, o Jorginho Cabeção, reafirmou o apoio dele ao empreendimento. Ele disse que aguardará o recurso que a Petrocity Portos protocolará contra o parecer do Iema que indeferiu o estudo e o relatório de impactos ambientais apresentado pela empresa.

“A Câmara está dando 100% de apoio a este grande empreendimento nesta Cidade, que trará grande poder econômico ao norte do Estado, além de leste de Minas e sul da Bahia”, disse Jorginho.

Presidente da Associação de Moradores, Comerciantes e Assemelhados de Uruçuquara, José Luiz Ferreira. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Ele relata que um dos pontos contrários ao porto no parecer é de que a comunidade não aceita o empreendimento. No entanto, discorda e afirma que os moradores querem, sim, o porto.

A fala do vereador foi respaldada pelo presidente da Associação de Moradores, Comerciantes e Assemelhados de Uruçuquara, José Luiz Ferreira. “A nossa comunidade de Uruçuquara e vizinhas são a favor do porto. São a favor do desenvolvimento de São Mateus” – reforçou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here