A Diocese de São Mateus realizou a Miniassembleia Diocesana no final de semana. É um encontro que ocorre anualmente com a presença do bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó, padres, diáconos, religiosas, seminaristas, secretários paroquiais e leigos representantes das pastorais, movimentos e serviços. Na ocasião Dom Paulo anunciou a alteração na distribuição das foranias Praiana e Baiana.

Na Igreja Católica, forania é um grupo de paróquias mais próximas territorialmente, dentro da Diocese, com o objetivo de favorecer o trabalho pastoral. A Diocese de São Mateus é composta por quatro foranias denominadas Praiana, Baiana, Capixaba e Mineira.

Na alteração anunciada na Miniassembleia Diocesana, as paróquias Nossa Senhora de Fátima (Pedro Canário) e São João Batista (Braço do Rio, Conceição da Barra) deixam a Forania Praiana e passam a integrar a Forania Baiana.

A alteração na distribuição de paróquias nas foranias foi comunicada na Miniassembleia Diocesana realizada no final de semana.
Foto: Pascom/Diocese de São Mateus/Divulgação

Sendo assim, a Forania Baiana passa a ser integrada por seis paróquias. Além das duas novas integrantes, permanecem as paróquias Nossa Senhora Aparecida/Imaculado Coração de Maria (Cidade Montanha/Vinhático), Nossa Senhora das Graças (Boa Esperança), Nossa Senhora de Fátima/Sagrado Coração de Jesus (Ponto Belo/Mucurici) e São João Evangelista (Pinheiros).

Leia também:   IPTU 2024 já pode ser pago, com vencimento da cota única em 29 de maio

“Com o espírito de união e engajamento, vamos construindo uma igreja sinodal que busca promover a comunhão, participação e missão de todos. As duas paróquias chegam à forania baiana para somarem forças e juntas, colaborarem mutuamente para continuarmos a crescer na fé e na construção do Reino de Deus em nossa diocese” – manifesta Dom Paulo Bosi Dal’Bó.

 

MINIASSAMBLEIA

A Diocese de São Mateus detalha que a Miniassembleia Diocesana tem como objetivo promover formação, avaliação das atividades desenvolvidas durante todo o ano, bem como organizar o planejamento das atividades do próximo ano. Além disso, neste mesmo encontro, define-se as prioridades diocesanas e delibera sobre outros encaminhamentos.

 

Como fica a Forania Praiana

A Forania Praiana teve uma diminuição de dez para oito paróquias, sendo cinco delas localizadas em São Mateus: Santo Antônio, São Daniel Comboni (Guriri), Nossa Senhora Auxiliadora, São Lucas Evangelista e São Mateus. As demais ficam em Conceição da Barra (Nossa Senhora da Conceição) e Jaguaré (São Cipriano e São João Paulo II).

 

Leia também:   Defesa de Daniel entrará com recurso no TSE sobre tramitação de processo e aponta decisão favorável do STF

Composição das outras foranias

A Forania Capixaba tem sete paróquias, sendo três em Nova Venécia: São Marcos, Santa Luzia e Santa Rita de Cássia. As outras quatro são Arcanjo Gabriel (São Gabriel da Palha), Nossa Senhora das Graças (Vila Valério), São José (Águia Branca) e São Pedro (Vila Pavão).

Já a Forania Mineira é composta por cinco paróquias: São Francisco de Assis (Barra de São Francisco), Nossa Senhora das Dores (Mantenópolis), São José (Alto Rio Novo), São José Operário (Ecoporanga) e Senhor Bom Jesus (Água Doce do Norte).

 

Foto do destaque: Pascom/Diocese de São Mateus/Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here