Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente e iniciando o projeto do Horto Florestal, a Prefeitura de São Mateus fará, na segunda-feira (5 de junho), o plantio simbólico de árvores em uma área pública do Município. As informações são da secretária municipal de Agricultura, Paloma Pancieri.

A criação do Horto Florestal Municipal, que ganhou o nome do ex-vice-prefeito de São Mateus Dr. José Carlos do Valle, falecido no dia 3 de agosto de 2018, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores no dia 16 de maio de 2023.

Paloma Pancieri é a secretária de Agricultura de São Mateus.
Foto: Divulgação

Paloma Pancieri destaca que o Horto Florestal foi criado através de um projeto encaminhado pelo prefeito Daniel Santana, que originou a Lei Municipal n° 2.156/2023. Ela ressalta que na segunda-feira (5), quando que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizado um plantio simbólico no espaço do Horto Florestal para dar início ao projeto.

“Essa foi a etapa inicial para futuros projetos. Importante frisar que o Horto será implantado em uma área pública do Município. A próxima etapa é o reflorestamento da área, com instalação de equipamentos de viveiro e local para a população caminhar e se reunir. Além disso, ecologicamente falando, futuramente o objetivo é criar um corredor ecológico” – frisa.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

Conforme Paloma o objetivo da criação do Horto é o desenvolvimento da arborização urbana, recuperação de área degradada, pesquisa e educação ambiental para conservação, além de promover pesquisas, estudos e experimentos sobre a flora e as atividades de políticas públicas na área de cultura e turismo.

“A princípio, os projetos atenderão apenas São Mateus, mas, posteriormente, pode surgir parceria com municípios do norte do Estado” – enfatiza.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here