Em mensagem aos servidores públicos municiais de São Mateus, o presidente do Sindserv, Herikson Locatelli destacou que é preciso que a categoria mantenha a unidade para que seja conquistada mais dignidade e respeito aos trabalhadores. “A gente deve estar um pelos outros porque a causa é para todos”, exalta, em razão do Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro.

O sindicalista frisa que, desde que assumiu a presidência do Sindicato, em 2019, tem buscado acolher a todos, inclusive os servidores comissionados. Ele cita, por exemplo, a conquista de ticket para todos. “A mensagem é que se mantenham firmes, unidos. O propósito é um: dar dignidade aos servidores” – ressalta. Herikson frisa que as lutas atuais são em busca de legados para a história que beneficiarão futuras gerações de servidores.

Para Herikson, um grande desafio atual dos servidores é que eles sejam respeitados dentro dos espaços de trabalho. “É uma carência de todas as prefeituras, principalmente no serviço público, a questão dos recursos humanos. Não se tem uma visão, um olhar para o humano. Resgatar a humanização nos espaços de trabalho é um grande desafio” – sustenta.

 

Luta para recuperar perdas

 

Presidente do Sindserv, Herikson Locatelli ressalta que os servidores públicos municipais lutam por salário justo e para recuperar perdas, que detalha estarem acumuladas desde o início dos anos 2000. Conforme disse, em 2011 foi criada a Lei 1.037 que resgatava essas perdas. Contudo, frisa que em 2015 ocorreu o último reajuste e em 2017 alguns direitos deixaram de ser pagos.

“A gente sabe da realidade econômica, sabe que em 2015 teve as perdas de royalties, a gente tem muita consciência disso. E temos consciência também que as tabelas pensadas para o município precisam de revisão, só que essa revisão não pode ser feita apenas com uma visão. Neste ponto, esse plano que foi apresentado agora não houve a participação do funcionalismo público. A luta está em ser protagonista na elaboração desse novo plano” – sustenta.

Presidente do Sindserv, Herikson Locatelli: “A gente deve estar um pelos outros porque a causa é para todos”.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Mesmo assim, Herikson entende que, como foi apresentada uma proposta concreta, é possível partir de um ponto de negociação. Sendo assim, a perspectiva é positiva para 2023. Ele ressalta que o plano apresentado foi bem elaborado, mas requer alterações em alguns detalhes, que acredita ser possível, em benefício dos servidores.

O presidente entende que as experiências do Sindserv neste ano servem de aprendizado para 2023. “À gestão, cabe repensar a postura, a forma de lidar com o servidor, sobretudo nos aspectos da organização hierárquica”, frisa.

Foto do destaque:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here