Os deputados estaduais Carlos Von e Capitão Assumção estão entre os alvos da operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (15), no Espírito Santo, em cumprimentos de mandados expedidos pelo Supremo Tribunal federal, em processos contra atos antidemocráticos.

Capitão Assumção confirmou em rede social que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dele e no gabinete na Assembleia Legislativa. “Pratiquei o terrível crime de livre manifestação do pensamento”, defende-se.

À imprensa da Capital, a assessoria do deputado Carlos Von também confirmou o mandado de busca e apreensão contra eles e argumenta que o parlamentar “não participou de qualquer manifestação popular após o resultado das urnas, não tendo se pronunciado a respeito disso”.  Veículos de Comunicação nacionais detalham que contra os dois deputados capixabas teve determinação ainda de uso de tornozeleiras eletrônicas e proibição de deixarem o Estado.

Outro nome relatado pela imprensa da Capital é do vereador de Vitória, Armandinho Fontoura, presidente eleito da Câmara.

A Polícia Federal cumpre 29 ordens judiciais, expedidas pelo Supremo Tribunal Federal, no Espírito Santo, em processos contra atos antidemocráticos. Conforme a PF, no Estado foram cumpridos quatro mandados de prisão, 23 mandados de busca e apreensão e outras medidas não detalhadas.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

As medidas foram cumpridas em Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim. A Polícia Federal especifica que as ações foram determinadas pelo ministro do STF, Alexandre Moraes, nos autos do inquérito 4.781/DF, em atendimento à representação da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Espírito Santo (PGJ/ES).

A PF frisa que as informações possíveis de passar estão restritas a essas. Portanto, não foram relatados oficialmente os alvos da operação.

AÇÕES EM OUTROS ESTADOS

Conforme nota da Polícia Federal, em Brasília, há ações nesta quinta-feira (15) também nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, expedidas pelo STF, em apuração que tramita na Corte acerca de bloqueios de rodovias após a proclamação do resultado das eleições.

 

Foto: Ana Salles/Ales

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here