O Município de São Mateus segue, dentre os dez mais populosos do Espírito Santo, com a menor taxa de mortalidade por covid-19 a cada 1.000 habitantes. Mesmo com a sétima maior população do Estado, o Município está na décima posição, segundo os dados do Painel Covid-19 do Espírito Santo apurados pela reportagem até as 15h desta terça-feira (1).

Com isso, eram registrados 234 óbitos desde o início da pandemia até o dia 31 de maio. São Mateus tem uma população estimada de 133.000 pessoas e uma taxa de 1,75 morte para cada grupo de mil habitantes, número menor que do próprio Estado.

Até o dia 31 de maio, o Espírito Santo tinha confirmados 10.798 óbitos em decorrência da doença, apresentando uma taxa de mortalidade de 2,69 mortes por cada grupo de mil habitantes. Os dados podem sofrer alterações de acordo com as atualizações diárias feitas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em razão de possíveis mortes ainda em investigação.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Com uma população menor que a de São Mateus, Aracruz possui uma taxa de mortalidade superior, de 2,02 mortes por cada grupo de mil habitantes. O município tem uma população estimada em 103 mil pessoas e registra 209 óbitos acumulados desde o início da pandemia. Tanto São Mateus quanto Aracruz estão classificados como risco moderado para transmissão da covid-19 no mapa de gestão do Governo do Estado.

O município capixaba com a maior taxa de mortalidade é Cariacica. Com 1.244 óbitos acumulados desde o início da pandemia e com uma população estimada em 384 mil pessoas, o município tem uma taxa de mortalidade de 3,23 mortes para cada grupo de mil habitantes.

Dados de maio demonstram estabilidade da pandemia no Município

Tirando por base somente os números do mês de maio, os dados mostram uma estabilidade em São Mateus no número de mortes por covid-19 em relação ao mês de abril.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

No quarto e no quinto mês de 2021, o Município registrou a mesma quantidade de óbitos, 28, em decorrência da doença, segundo o Painel Covid-19.Com população estimada em 133 mil habitantes, a taxa de mortalidade em São Mateus durante o mês de maio foi de 0,21 mortes por cada mil habitantes, menor que a registrada no mesmo período em todo o Espírito Santo, que teve taxa de mortalidade de 0,28 –1.137 óbitos.

Conforme os dados obtidos no Painel Covid-19 do Espírito Santo, Colatina teve uma expressiva redução no número de mortes em maio em relação ao mês de abril. Foram 53 óbitos em abril e 15 vítimas fatais em maio.Ainda assim, Colatina está na quinta posição no Espírito Santo entre aqueles mais populosos e com piores taxas de mortalidade. Com uma população estimada em 123 mil pessoas, o município da microrregião centro-oeste do Estado acumula 326 óbitos desde o início da pandemia, o que representa uma taxa de mortalidade de 2,65 mortes para cada grupo de mil habitantes.

Leia também:   Procurado por homicídio e tráfico é preso no Espírito Santo

 

Foto de destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here