Uma extensa programação marcará o Dia da Consciência Negra, na próxima segunda-feira (20), em São Mateus. Os detalhes foram definidos em reunião no Centro Administrativo da Prefeitura com a presença da subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres, Sônia Damasceno, e do secretariado municipal.

De acordo com a Secretaria de Comunicação, as atividades ocuparão diversos espaços do Sítio Histórico Porto São Mateus, a partir de 8h, com encerramento com uma missa afro, às 19h, na Igreja São Benedito.

“A orquestração programática é multissetorial envolvendo secretarias e órgãos do Governo Estadual –que transfere simbolicamente a Capital do Estado para São Mateus nesta data– e da Prefeitura, através das Secretarias de Cultura e de Ação Social” – detalha a Secretaria de Comunicação.

Entre os destaques da programação estão o Congo Mirim da Escola Municipal Valério Coser, Reis de Boi, entrega do Prêmio Benedito Meia-Légua Edição 2023 e a ação Nossos Dias de Luta Nenem Preta, que acontece ao longo do dia numa tenda instalada no Largo do Chafariz.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

Presença do governador e inauguração da nova sede Cras Porto

A Prefeitura de São Mateus frisa que a programação terá ainda importantes destaques, devendo contar ainda com a presença do governador Renato Casagrande e uma comitiva composta pela secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Moraes, e secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, entre outras autoridades a serem recepcionadas pelo prefeito Daniel Santana e secretariado municipal.

Na programação, além da transferência simbólica da Capital do Estado para São Mateus, a Prefeitura frisa que haverá assinatura de diversas ordens de serviço e a inauguração da nova sede do Cras do Bairro Porto, denominado Cras Maria D’Ajuda dos Santos Nenem Preta.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

PROGRAMAÇÃO

 

8h às 18h – Ação Nossos Dias de Luta “Nenem Preta”: Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e Secretarias Municipais de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, de Cultura e de Desenvolvimento; Feira de produtos e serviços de mulheres pretas empreendedoras; espaço kids (parque de diversões com brinquedos infláveis e convencionais para a criançada).

9h – Apresentação do Grupo de Congo Mirim da EMEF Valério Coser.

9h30 – Abertura das festividades com apresentação de Reis de Boi.

10h – Solenidade de transferência da Capital do Estado para São Mateus.

11h – Entrega do Prêmio Benedito Meia-Légua.

14h – Abertura dos 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

19h – Missa Afro na Igreja São Benedito.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here