A banda capixaba Casaca preserva em mais de 24 anos de estrada a essência do Congo, ritmo genuinamente espírito-santense. Fundada no início de 2000, é originária da Barra do Jucu, em Vila Velha, mas é por São Mateus que se derrama de amores, conforme afirma o empresário Marcelo Xing, demonstrando intimidade com a cidade.

“A gente ama Sama! Temos Sama com muito carinho e respeito. O legal de tudo é que em São Mateus nós não temos público, temos amigos. Então, a gente se sente em casa, tocando para os amigos” – frisou em entrevista à Rede TC de Comunicações.

De acordo com ele, o show deste sábado (20), na programação de Verão da Prefeitura em Guriri, servirá para eternizar o amor que o público tem pela banda. “Preparamos coisas que o público vai desconhecer a Casaca. É promessa de um grande espetáculo, pode acreditar” – afirma.

“Tocar em Sama é como tocar em casa. A gente é mais do que acolhido. Isso é inexplicável. Sem contar o feedback, que é muito positivo, e a gente recebe isso do público com muita alegria” – complementa.

Flavinho Ribeiro e Renato Casanova são fundadores da Banda Casaca, sucesso do congo capixaba.
Foto: Tiago Fagundes/Divulgação

O show da Banda Casaca está previsto para iniciar à meia-noite no trio elétrico. A programação de Verão da Prefeitura em Guriri traz ainda na noite deste sábado os shows de Baby Souza & Planeta Banana às 21h, Toma Swing às 23h30 e encerra com a apresentação de Dig Black, à 1h30.

Leia também:   Atualização cadastral de rebanhos começa nesta quarta-feira no ES

No domingo os shows começam, e terminam, mais cedo. Às 15h tem Swing Battifun, às 16h30 Black Out e às 18h a banda Fuzarca. Já passaram pelo Corredor da Folia na quinta e sexta-feira as atrações Resenha do Carreta, Banta Tock, Mano Ghetto, Long Dong, Rinnah e Chocolate & Cia.

 

“Uma energia muito gostosa”

Fundador da Banda Casaca junto com o vocalista Renato Casanova, Flavinho Ribeiro comanda o tambor nas apresentações. Sobre tocar em Guriri, declara: “Uma energia muito gostosa, é outro universo. Sobre as músicas, tanto em São Mateus quanto nos outros locais, as que não podem faltar são Anjo Samile, Sereia, Sabrina, Da Da Da, Minha Terra, mas o carro-chefe é mesmo Anjo Samile. Se não tocar, não é show do Casaca” – enfatiza.

A atual música de trabalho, lançada em julho de 2023, é O Menino que Sobe a Ladeira, composição de Renato Casanova, Flávio Salvador e Rapadura, que é rapper, compositor e produtor nordestino.

A formação atual da banda conta com nove músicos, sendo Renato Casanova (vocal), Flavio Salvador (bateria), Danilo Laslo Chapecó (baixo), Davi e Flavinho Ribeiro (tambores), Lucas Falcão (casaca – instrumento que dá nome à banda), Renan (guitarra), Cássio (percussão) e Mateus Nogueira (teclado e sanfona).

Leia também:   Capixabas conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

“Esse é o nosso time atual. São músicos maravilhosos e a gente está feliz da vida com esse time que está agora na Banda Casaca. É a nossa família!” – salienta Flavinho.

“E tem o Marcelo Xing que nos acompanha há anos. Ele era segurança das festinhas, lá atrás, antes do Casaca explodir com Da Da Da, agora é empresário e sócio. Carreira bonita e admirável, há mais de 20 anos com a banda, nosso Marcelo Xing Ling” – reforça Flavinho, em tom bem-humorado, enaltecendo a parceria com o empresário e amigo.

 

Novo álbum, o 10º da banda, sai neste primeiro semestre

 

Marcelo Xing adianta à Reportagem que o décimo álbum da banda, intitulado Celebração, deve ser lançado ainda neste primeiro semestre de 2024. Nesses 24 anos de carreira, a Banda Casaca conta com nove álbuns, sendo três singles, que contêm participação de artistas renomados como Marceleza, da Banda Maskavo.

Segundo o empresário, o novo trabalho terá gravações em parceria com Rapadura Xique-Chico, Tato do Falamansa, Hélio Bentes do Ponto de Equilibro, Silva, Merid, além da participação especial de Ananda, filha do vocalista Renato Casanova.

Leia também:   Homem é preso por importunação sexual pela PRF na Serra

“A Merid e a Ananda vêm dando o tom feminino e temperando ainda mais a cultura capixaba junto com a Casaca. O Tato grava uma música bem legal que é a Bela Luna, canção que homenageamos uma barrense [de Barra do Jucu], filha da Neymara Carvalho, que acabou de ser campeã mundial de bodyboard, a Luna Hardman. Já o Hélio Bentes faz a participação na música Consciência em uma nova releitura. E o Silva, com a música Giz de Cera” – salienta.

De acordo com o empresário, o novo álbum está em fase final de produção. A previsão é que em abril esteja pronto. Ele explica que o objetivo é lança-lo junto com os clipes, como ocorreu nos dois últimos trabalhos, sem perder a essência do congo, da música capixaba, ou seja, da casaca, do tambor e da guitarra.

Foto do destaque: Tiago Fagundes/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here