Ao entregar as primeiras unidades habitacionais –de um total de 114– construídas no Bairro Vitória, o prefeito Daniel Santana afirmou que está trabalhando para conseguir mais 500 casas populares para São Mateus.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o prefeito adiantou que o objetivo é que essas novas residências sejam entregues até o final do mandato, em 2024.

Antônia Barbosa da Silva, 47 anos, e a mãe dela, Margarida Barbosa de Jesus, de 83, que já queriam mudar ontem mesmo para a casa nova. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Sem entrar em maiores detalhes, o prefeito afirmou que tem conversas adiantadas com a senadora Rose de Freitas e o deputado federal Josias Da Vitória, além de parceria com o governador Renato Casagrande, para conseguir trazer para São Mateus as 500 casas populares, que deverão ser construídas com apoio do Governo Federal.

A entrega das casas às primeiras famílias, realizada ontem no Bairro Vitória, foi carregada de emoção. Os beneficiados não esconderam a alegria de ter em mãos as chaves da propriedade. Exemplo foi Antônia Barbosa da Silva, 47 anos, e a mãe dela, Margarida Barbosa de Jesus, de 83, que já queriam mudar ontem mesmo, o que não foi possível porque elas deveriam, primeiro, ir ao Saae para concretizarem o pedido de ligação da água.

Leia também:   PRF resgata criança de 2 anos em condições de vulnerabilidade às margens de rodovia no ES

Em conversa com a Reportagem, Antônia disse que ela e a mãe, conhecida no bairro como Margô ou Dona Guidinha, enfrentavam muitos problemas com a moradia antiga. A casa tinha apenas dois cômodos e não havia reboco. Quando chovia, as paredes ficavam úmidas. Com a ajuda da comunidade, conseguiu rebocar e fazer um muro. Agora, elas podem morar numa casa “novinha em folha”.

Ao receber as chaves entregues pelo prefeito Daniel Santana, Dona Guidinha não conteve a emoção, chorou e agradeceu a Deus pelo presente. Ainda conseguiu reunir forças para pedir ao prefeito a construção do muro na nova casa. Com a ajuda do empreiteiro responsável pela construção das casas, o pedido foi prontamente atendido e Dona Guidinha ficou ainda mais feliz.

De acordo com o prefeito Daniel Santana, a empreiteira começou a entregar as residências neste mês de abril e passará a fazer entregas regulares ao longo deste ano, até atingir as 114 famílias beneficiadas.

As 114 casas populares e uma praça de lazer fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Habitações fazem parte do PAC

As 114 casas populares e uma praça de lazer fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. As próximas unidades habitacionais serão entregues na medida em que forem sendo concluídas.

Leia também:   Ação conjunta prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio em Aracruz

A parceria firmada entre a União e o Município, intermediada pela Caixa Econômica Federal, tem valor total de R$ 13.689.846,61. “É muito bom poder ajudar as pessoas a realizarem sonhos, principalmente o nosso povo da periferia. Com a união de todos, do Governo Federal ao Governo do Estado, Prefeitura e Câmara de Vereadores, as ações chegam à população carente, que é quem mais precisa do Poder Público” – destacou Daniel.

A secretária Marinalva Broedel informou que no início da administração de Daniel Santana o processo de construção das casas estava praticamente perdido. Contudo, ele foi reativado com a intermediação da senadora Rose de Freitas possibilitando a entrega das primeiras unidades nesta semana.

 

FAMÍLIAS BENEFICIADAS

Além de Ana Maria Calini e a filha Ádila Calini da Vitória, de Antônia Barbosa da Silva e a mãe Margarida Barbosa de Jesus, também receberam as chaves das casas próprias Diana da Silva Soares, Lenice Silvares, Lourdes Lauriano Silvestre, Rosana Barbosa da Silva e Sirlândia Gomes de Oliveira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here