As crianças diagnosticadas com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) podem ter desenvolvimento e uma vida normal com o tratamento. Quem explica é a médica psiquiatra Izabela Corrêa Valani, que atende em consultório da Rua Dr. Arlindo Sodré, 455, no Bairro de Fátima (Ideal).

A característica essencial do TDAH é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade, uma impulsividade que interfere no funcionamento, ou no desenvolvimento. “O início é precoce. Combinação de um comportamento hiperativo e pobremente modulado com desatenção marcante e falta de envolvimento persistente nas tarefas e condutas invasivas nas situações e persistência no tempo dessas características de comportamento” – ressalta a psiquiatra. Ela frisa que, além de crianças, os sintomas podem acometer adultos, sendo mais frequente em meninos.

Izabela salienta que as crianças apresentam sinais e sintomas cedo, mas muitas vezes o diagnóstico só será fechado quando ela inicia a vida escolar. Na escola, ela não se desenvolverá adequadamente, terá atraso nas atividades e isso pode acarretar dificuldade de relacionamento com os demais alunos.

Os pais devem procurar um profissional psiquiatra para o filho ao perceber sinais e sintomas como ele não consegue persistir nas atividades e nas brincadeiras, não ouve o que as pessoas falam, tem inquietação excessiva, sem conseguir parar quieto em ambientes diversos como escola, igreja, restaurante e casa, e se é impulsivo, sem noção de perigo e risco de determinadas ações.

Izabela ressalta que o tratamento é multidisciplinar, utiliza medicação e precisará do auxílio da escola, não apenas na percepção, mas também no trabalho, oferecendo mais tempo para as atividades escolares, posicionando criança na frente e até mesmo implantando atividades diferenciadas.

A psiquiatra enfatiza que, sem o tratamento, há possibilidade do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade evoluir para outros transtornos psiquiátricos, entre eles o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e transtorno de personalidade.

Os telefones de contato do consultório são 3763.3058 e 9.9912.1215.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here