A Avenida Cricaré é a área que representa o maior risco no momento, conforme análise do tenente-coronel Carlos Wagner, enviado do Comando do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo para integrar a força-tarefa que atua nas ações emergenciais relacionadas às chuvas fortes que caem na região.

“Há risco de perdas de vida, há risco de morte” – declarou o tenente-coronel em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira no Bairro Porto.

Além de desmoronamentos nas encostas próximas à Ladeira do Besouro, que atingiu residências que estavam desocupadas, foram registrados diversos problemas relacionados a alagamentos, enchentes e interdição de vias no Município após as chuvas de domingo e madrugada de segunda.

Há interdição total devido erosão na Rodovia Othovarino Duarte Santos, na ponte sobre o Córrego Pedra D’Água, além de alagamentos em vários bairros. O Município já vinha sendo impactado com as consequências das chuvas que caem desde novembro. Até às 17h desta segunda-feira, o Inmet registrava 945,6mm de chuva no Município, sendo 140,2 mm desde domingo.

Já o Cemaden, que possui uma estação automática em Guriri, registrou na tarde desta segunda que caiu 155 milímetros de chuva no balneário em 30 horas, desde domingo.

“No final da noite de ontem [domingo], o governador do Estado e o comandante do Corpo de Bombeiros pediu que a gente não meça esforços para estar apoiando o prefeito Daniel aqui na Cidade de São Mateus em virtude das chuvas”, sustenta o tenente-coronel Carlos Wagner.

Ele ainda orientou o prefeito Daniel Santana a evoluir o mais rápido possível o decreto de Situação de Emergência para Situação de Calamidade, visto que o Município já tem registrado ao menos uma morte relacionada a alagamentos após a Polícia Civil constatar óbito por afogamento ocorrido na semana passada de um homem que apareceu boiando numa rua de Guriri.

 

“Objetivo é a preservação de vidas”, reforça o prefeito Daniel

 

O prefeito Daniel Santana afirmou que o objetivo principal e o foco atual é preservar vidas. Ele frisa que a Prefeitura está doando cestas básicas, colchões e realizando outros atendimentos de socorro à população. De acordo com Daniel, ficou definido que as aulas presenciais na rede municipal estão encerradas e que o ano letivo será finalizado com atividades remotas.

A secretária de Assistência Social, Marinalva Broedel, acrescentou que 103 famílias estão atualmente em aluguel social no Município, além daquelas que estão em hotel ou abrigos. Um levantamento seria realizado no início da noite desta segunda para atualização da qualidade de famílias atendidas, desabrigadas e desalojadas em São Mateus.

 

GEÓLOGA NA ENCOSTA

O tenente-coronel Carlos Wagner acrescenta que uma geóloga da Defesa Civil Estadual já estava na tarde desta segunda-feira fazendo um mapeamento de toda extensão da encosta às margens da Avenida Cricaré.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, estava em deslocamento para o Município.

O Sistema de Comando de Operações foi instalado no Centro Administrativa da Prefeitura, uma espécie de gabinete de crise, para reunir informações e agilizar os atendimentos. As ações deste gabinete de crise são coordenadas pelo prefeito Daniel Santana, pelo tenente-coronel Carlos Wagner e pelo major Cristiano Sartório, comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus.

 

 

RODOVIA DE GURIRI

Conforme o tenente-coronel Carlos Wagner, uma equipe do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) esteve na ponte do Bairro Pedra D’Água para avaliar quais intervenções podem ser feiras para restabelecer o tráfego de veículos no local com segurança. Contudo, até o início da noite ainda não havia uma definição.

 

 

ABASTECIMENTO DE ÁGUA AFETADO

Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), René Michel relata que, em consequência das fortes chuvas, a captação de água no Rio Cricaré e a estação de tratamento de água ficaram sem energia elétrica, o que gerou a falta de água em São Mateus nesta segunda-feira.

O diretor frisa que os poços artesianos foram acionados, mas que o tempo para pressurizar o sistema é de 24 horas “para a água a chegar em todos os bairros”. Diante da situação, ele pediu à população para economizar água.

O prefeito Daniel Santana afirmou que a previsão era de que a energia elétrica seria restabelecida no sistema de captação e de tratamento de água do Saae até a noite desta segunda-feira.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here