O período de entressafra deve acentuar a escassez de leite e produtos lácteos no mercado. Na avaliação do vice-presidente de operações da cooperativa agroindustrial Nater Coop –que incorporou a marca Veneza, de Nova Venécia–, Erik Pagung, o período deverá representar uma queda de 26% na captação de leite no norte do Estado.

Ele afirma que no período da safra, a captação de leite na região gira em torno de 150 mil litros por dia. A expectativa é que essa captação caia para 110 mil litros de leite por dia.

Erik Pagung afirma que a entressafra começa geralmente no mês de junho e se estende até outubro. É um período em que há menor ocorrência de chuvas, o que acaba prejudicando a qualidade das pastagens e consequentemente a produção leiteira na região.

Porém, o presidente de operações destaca que os meses com maior volume de chuvas foi bom para o setor. “Foi uma safra excelente em função do volume de chuvas, mas eu digo que a gente ainda não entrou propriamente na entressafra. Estamos ainda em um período transitório. Acredito que a entressafra nossa começará em junho até outubro” – reforça.

Leia também:   Governo do ES anuncia reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Executivo Estadual

 

FORNECIMENTO DE SILAGEM

Para diminuir o impacto do período de estiagem na produção leiteira, a Nater Coop implantou recentemente um projeto com o objetivo de manter a produtividade também na entressafra. O projeto consiste no fornecimento de silagem de milho aos cooperados para suprir a necessidade do volumoso para a alimentação animal.

A primeira colheita ocorreu em abril de 2023 no município de Pinheiros. Conforme a Nater Coop, a expectativa é produzir anualmente 4 mil toneladas de silo que serão fornecidos aos cooperados a preço de custo. O pagamento é realizado com desconto em folha evitando que o cooperado realize desembolso no ato da compra.

 

PARA MANTER A PRODUTIVIDADE

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e pelo Sebrae aponta que a deficiência na alimentação do gado, por falta de volumoso, impacta a atividade leiteira.

A expectativa do Nater Coop é de que a solução contribua para manter a produtividade leiteira dos rebanhos nos períodos de estiagem nos municípios com produtores cadastrados.

No norte do Espírito Santo, o programa beneficia produtores nos municípios de Ecoporanga, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Boa Esperança, Pinheiros e Pedro Canário.

Leia também:   Homem é preso por importunação sexual pela PRF na Serra

Foto do destaque: Nater Coop/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here