Com São Mateus em risco baixo no mapa de risco do Governo do Estado para covid-19, o comércio mateense já funciona desde terça-feira (22) em horário normal de cada segmento, anterior à pandemia. A maioria dos estabelecimentos abre às 8h e fecha às 18h.

Entretanto o secretário municipal de saúde, Henrique Follador, pondera que as lojas devem adotar medidas de prevenção ao coronavírus previstas em portaria assinada na terça-feira. Ele adianta que as equipes de Vigilância Sanitária fiscalizarão o cumprimento.

Henrique salientou que para todos os estabelecimentos só é permitido um cliente para cada 10 metros quadrados. É mantido o a exigência de máscaras para funcionários e clientes e deve-se adotar distanciamento em filas.

As galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação, sendo especificado na portaria uma pessoa por 22 metros quadrados. Fica proibido o funcionamento nestes locais de espaços de lazer e recreação infantil.

“Está em risco baixo, mas a pandemia continua. Conseguimos controlar, os casos diminuíram, mas não acabaram. Não existe vacina” – alertou Follador.

Leia também:   Sebrae quer sensibilizar candidatos à valorização dos pequenos negócios

Ele reforça que no momento a pandemia está controlada no Município, mas afirma que população não pode baixar a guarda. O secretário pede para que todos fiquem atentos aos cuidados, como lavagem das mãos e o uso de álcool em gel e de máscaras, para que a situação não se descontrole.

BARES E RESTAURANTES

Henrique Follador relatou que os bares, restaurantes e lanchonetes também podem seguir os horários normais de funcionamento, inclusive com música ao vivo. Entretanto, ele pondera que devem ser cumpridos as exigências sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here