O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta para chuvas intensas em São Mateus, com validade até as 10h desta terça-feira (25). O Inmet detalha que a previsão é de chuva entre 30 mm a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm de chuva por dia.

As chuvas começaram a cair no Município no domingo e, até as 8h da manhã de ontem, o pluviômetro automático do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalado em Guriri registrava 130mm.

No aviso emitido ontem, o Inmet alerta para “risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco”. O comunicado abrange ainda os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros e Ponto Belo.

Conforme previsão do Inmet, o período chuvoso deve permanecer em São Mateus pelo menos até quinta-feira. Nesta terça-feira, pancadas de chuvas pela manhã, chuvas isoladas à tarde e chuva à noite. Na quarta-feira, a previsão é de pancadas de chuvas e trovoadas. Na quinta-feira, nublado com possibilidade de chuva a qualquer.

Leia também:   Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Secretária de Defesa Social de São Mateus, Danúbia Henriques destaca que além de atendimento a ocorrências já registradas, as equipes seguem de prontidão para atender novas situações de emergência. Conforme disse, a Defesa Civil Estadual também emitiu um alerta em razão da previsão para tempestade nesta semana. A população pode acionar os serviços pelos telefones 3763.1122 e 9.9918.1122 (Whatsapp).

 

Oito famílias atingidas

 

Em levantamento parcial, a secretária municipal de Defesa Social, Danúbia Henriques, relata que oito famílias foram atingidas no Município, sendo quatro desabrigadas, uma desalojada e outras três que não precisaram deixar a residência, mas sofreram consequências com o volume de água.

A secretária relata que as equipes seguem em plantão 24 horas. O trabalho seguiu ininterrupto desde a tarde de domingo, quando iniciou uma chuva intensa.

Equipes das secretarias de Assistência Social e de Obras também estão em atendimentos às famílias afetadas. A secretária de Assistência Social, Marinalva Broedel, destaca que o levantamento de famílias afetadas foi iniciado no domingo segue durante todo o período chuvoso.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

VOLUMES

A estação automática do Inmet localizada no Bairro Litorâneo registrou 100,2 mm de chuva somente na tarde de domingo. Até meia-noite, o volume foi ampliado para 124,4 mm, chegando a 126,4 mm às 8h desta segunda-feira (24).

Já o pluviômetro automático do Cemaden, instalado em Guriri, registrou 128,2 mm de chuva até meia-noite de domingo, sendo 107,6 mm até as 18h. Às 8h desta segunda-feira o volume registrado já estava em 130,6 mm.

O Cemaden registrou 128,2 mm de chuva em Guriri somente no domingo.
Foto: Divulgação

Os locais mais atingidos foram o Bairro Ideal (Fátima) e a Avenida Cricaré. Guriri também registrou vários pontos de alagamento.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here