Com emoção, sim! Mas também com testemunhos que reforçam o engajamento das próprias mulheres nas batalhas cotidianas pelo respeito aos direitos conquistados. Foi dessa forma – e em forma de empoderamento – que a Câmara de São Mateus realizou a sessão solene do Dia Internacional da Mulher, num protagonismo das duas vereadoras proponentes e apoio incontestável da Mesa Diretora liderada pelo vereador presidente Paulo Fundão.

A homenagem solene prestada no dia 12, no Cerimonial Tonette, contou com o brilho especial da vice-governadora Jacqueline Moraes, uma ex-camelô que a cada dia conquista mais os capixabas, e também da sargento PM Roseana do Carmo Gomes Farias, mulher de fibra que arrancou aplausos de pé co testemunho forte de superação dela própria e da mãe. Do acolhimento recebido de um policial numa reintegração de posse no terreno em que morava, emergiu um sentimento que a sustenta, valente, na missão de “humanizar a farda da Polícia Militar”.

Em meio a esses relatos emocionados, e que emocionaram também a plateia, os vereadores detalharam os feitos das mulheres que indicaram para as solenes homenagens. Numa lista de 34 nomes, todos contemplados em decretos legislativos para a concessão do Título Honorário de Honra ao Mérito, houve registros de afagar a alma, gestos públicos de respeito, admiração e gratidão.

Da primeira professora, voluntária no atendimento às crianças dos manguezais, à irmã que abdicou de parte de sua juventude para assumir o papel de mãe e criar os irmãos menores, os relatos foram resgatando a memória de guerreiras anônimas que devem encher de orgulho a sociedade mateense.

Houve ainda reconhecimento para a altruísta dona de casa que acolheu filhos de parentes que deixaram o campo para estudar na Cidade, de líderes de movimentos sociais que projetam a militância mateense por causas nobres, de liderança quilombola que conquistou na garra o título de doutora, da microempresária vitoriosa nos seus sonhos, da ativista que abraça sem desgarrar a causa dos animais abandonados e maltratados, de educadoras, de enfermeiras sem tempo até mesmo pra receber homenagens, de autoridades destemidas do Legislativo e do Executivo local e estadual, e até uma jovem cigana que desafiou a morte para gerar e criar os seus filhos contra todos os prognósticos.

 

Nesse clima de harmonia e indiscutível protagonismo feminino, a sessão solene do Dia Internacional da Mulher teve a participação destacada das vereadoras Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento, sempre apoiadas pelos vereadores presentes – Paulo Fundão, Kacio Mendes, Delermano Suim, Gilton Gomes, Isael Aguilar, Cristiano Balanga e Adeci de Sena.

Responsável pela palestra magna, a vice-governadora Jacqueline Moraes abordou o tema Empreendedorismo feminino e Agenda Mulher. E nesse mote já começou arrepiando a assistência enaltecendo os feitos das protagonistas, com testemunho próprio de quem presenciou parte das lutas e das vitórias das mulheres em situação de homenagem.

Com carisma e desenvoltura, recebeu, claro, o carinho de todos e a admiração reversa pelos feitos históricos que realiza, principalmente por ser a primeira mulher a comandar, em períodos de interinidade, o Palácio Anchieta, desde a Proclamação da República.

Jacque emocionou as vereadoras Ciety e Preta, o presidente da Câmara Paulo Fundão e os demais vereadores, as líderes populares e expoentes da sociedade mateense e também a adolescente escoteira que pediu para estar na sessão solene para reencontrá-la após quase três anos e parabenizá-la pelo protagonismo na luta de todas as mulheres capixabas e brasileiras.

“Um dia muito produtivo. Um dia para a história de São Mateus” – registrou Paulo Fundão, orgulhoso também pelos elogios dirigidos às servidoras do Legislativo Mateense na organização primorosa daquele momento solene.

E segue a vida!!! Neste mês das mulheres que ainda perdura, elas continuam à frente de lutas, e conclamando a todos, em especial os colegas vereadores, a caminho das vitórias que o povo espera!

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here