O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, disse na manhã desta segunda-feira que o Espírito Santo poderá ter festas de fim de ano e programação de Verão, além de Carnaval. No entanto ele pondera que isso só será possível se houver vacinação plena da população.

De acordo com ele, o Estado, assim como o País, tem “um comportamento de queda sustentada de casos, óbitos e internações”.

Desta forma, o secretário disse acreditar que, “mantidas as atuais características da pandemia podemos sim abrir uma agenda de ampliação das atividades econômicas e sociais”.

 

VACINA

O secretário voltou a enfatizar a importância da vacinação contra a covid-19. “Em síntese: restrições a festas de fim de ano, ao ciclo Verão/Carnaval e a atividades mais amplas podem ser adotadas principalmente se houver fato novo reconhecido como escape vacinal associado a baixa adesão ao esquema completo e a desobediência civil. Vacine-se” – pediu.

Ele lembra que o Estado possui oferta plena de vacinas para atender a todos os capixabas que desejarem se imunizar. “Vacine-se com esquema completo (3 doses) e apoie a vacinação, use máscaras e diante de qualquer suspeita ou contato com sintomáticos ou com aglomerações, procure um ponto de testagem disponível no SUS” – enfatiza.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

E reforça: “No SUS com endereço capixaba a oferta de testagem por RT-PCR e antígeno é ampla, [há] livre demanda [e o] agendamento pode ser feito [pela] web e com resultado online”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here