Diante de uma sexta onda de covid-19, com aumento de novos casos a partir de novembro, o Espírito Santo preparou um mutirão de vacinação para o dia 17. Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (6), o secretário estadual da Saúde, Tadeu Marino, ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin, destacou que a mobilização ocorrerá em parceria com prefeituras.

Conforme Tadeu Marino, o Espírito Santo chegou na segunda-feira (5) a 1.258.781 casos de covid-19. São 14.864 vítimas fatais da doença. Em outubro, o Estado registrou 740 casos. Já no mês de novembro foram 31.652 casos, o que representa um aumento de 4.177,3% em relação ao mês anterior. Em dezembro, em apenas cinco dias, a Secretaria Estadual da Saúde registra 9.769 casos, o que aponta uma tendência de que a curva de novos infectados ainda está em ritmo de subida.

“Tivemos realmente aumento [de casos] importante de outubro para novembro. Saltamos de maneira bastante exacerbada. Nos primeiros dias de dezembro estamos chegando a 10 mil casos confirmados. Então, considerando o dia 5, estaremos dobrando o número de casos no mês de dezembro [em relação ao mês de novembro]” – reforça o subsecretário Luiz Carlos Reblin.

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

De acordo com a Sesa, a maioria dos pacientes que evolui para quadros graves de covid são idosos, com idade acima de 60 anos, e 85% das pessoas que pioram o estado de saúde estão com o esquema vacinal incompleto.

 

VIGILÂNCIA GENÔMICA

Em nota, a Sesa acrescenta que o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) realiza sequenciamentos para vigilância genômica da covid-19 no Estado. De acordo com a Secretaria, no último levantamento foram sequenciadas 86 amostras, sendo 28 de óbitos ocorridos ao longo de 2022 e 58 de pessoas infectadas pelo vírus no período de 30 de outubro a 19 de novembro.

Entre as amostras de óbitos, foram detectadas quatro subvariantes da omicron: BA.1 (2 amostras), BA.2 (4 amostras), BA.4 (2 amostras) e BA.5 (20).

Já entre as amostras de pessoas infectadas, foram detectadas seis subvariantes da omicron: BQ.1 (26 amostras), XBB.1 (2 amostras), BE.9 (3 amostras), BA.4 (6 amostras), BA.5 (20 amostras) e BN.3 (1 amostra).

 

Leia também:   Fake news prejudica vacinação contra a dengue no ES, afirma subsecretário estadual da Saúde

Foto do destaque: Reprodução

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here