Com o fim das restrições sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus, e Escola Marita Motta Santos retomou parcerias com profissionais da comunidade local. De acordo com a diretora Bruna Bonomo, o objetivo é melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos que participaram das disciplinas eletivas.

“Dentro do currículo das Escolas em Tempo Integral, as disciplinas eletivas são aquelas disciplinas o qual os estudantes podem escolher, dentro de um círculo de opções para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e consolidação de conhecimentos específicos. Eles complementam a formação curricular e estão ligados estreitamente com a construção do projeto de vida. Por isso, as disciplinas eletivas têm que ser de temas dos quais despertem o interesse e contribuam com as melhorias dos resultados de aprendizagem” – enfatiza a diretora em mensagem à Rede TC de Comunicações.

Segundo Bruna Bonomo, na semana passada, as professoras Pollyanna Barcelos e Deijane Ribeiro planejaram uma oficina de chocolate na aula da disciplina eletiva Nutridamente. “As professoras vêm trabalhando os conteúdos da disciplina de Língua Portuguesa e de Ciências através da temática da Nutrição. Para tanto, foram abordados em aulas anteriores, assuntos como as restrições alimentares e o chocolate, os sintomas adversos à saúde em caso de alergias e com isso, a necessidade de mudança dos hábitos alimentares” – afirma.

Leia também:   Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta

A disciplina eletiva contou com a presença da acadêmica do curso de Gastronomia e empresária Bianca Quartezani Pani. A diretora explica que a convidada relatou um pouco da trajetória profissional dela e, por ter sido aluna da escola, falou sobre a importância do meio acadêmico para que ela alcançasse o projeto de vida. Falou também sobre a influência positiva dos professores diante das dificuldades. Bianca desenvolveu com os estudantes a produção de ovos de Páscoa explicando todas as etapas até o produto final.

 

Estudantes aprendem colocando a mão na massa

 

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

São Mateus – Para a estudante Hevellyn Barbosa Quaresma, do 7º ano 1, a disciplina eletiva está contribuindo para ela aprender um pouco mais sobre a nutrição, o cacau e as doenças alérgicas que afetam muitas pessoas. “Na oficina de hoje, deu para lembrar desse conteúdo que aprendi na sala de aula e que é possível buscar outros tipos de chocolates se a pessoa tem algum problema de saúde” – disse.

Já a estudante Laylla Barcelos, do 8º ano 2, entende que a disciplina está lhe ajudando a aprender sobre diferentes tipos de nutrientes e a relacioná-los com algumas doenças que estudou em sala de aula. “É possível buscar outros alimentos”, afirma. Já sobre ter novamente as aulas eletivas com a visita de profissionais ela enfatiza que “fez o momento ficar muito melhor”.

Para as professoras Pollyanna e Deijane, a participação de profissionais da comunidade local valoriza o protagonismo dos estudantes no planejamento da aula, o que torna o momento prazeroso. As professoras avaliam também a importância das parcerias, “já que a fala e a história de cada um, impacta positivamente na construção do projeto de vida dos estudantes, além de envolvê-los de forma dinâmica na abordagem dos conteúdos”.

Leia também:   Lojas e supermercados fechados no Dia do Trabalhador em São Mateus

A diretora Bruna Bonomo relata a satisfação e alegria dela com a retomada das parcerias, “após tanto tempo de restrição”. Ressalta ainda que as escolas de tempo integral sempre movimentaram a perspectiva das parcerias como um fomento ao projeto de vida dos estudantes.

Reforça que, nesse momento, o caminho mais assertivo para a educação se reerguer e conseguir superar os desafios de aprendizagem é o acolhimento, o afeto e a diversificação das metodologias em sala de aula. “O dia de eletiva é um dia de encanto, alegria e aprendizagem dentro da escola”, complementa.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here