Em pronunciamento na tarde desta sexta-feira (14), o governador Renato Casagrande fez alterações na matriz que orienta o controle da covid-19 nos municípios do Espírito Santo suspendendo a classificação de risco muito baixo. “Nós estamos suspendendo neste momento porque o que está havendo é o aumento e não a queda [da doença]” – disse.

Conforme a matriz de risco, a queda da doença e o cumprimento das metas estabelecidas pelo Governo do Estado levaria os municípios de determinada região à classificação de risco muito baixo. Metas como a vacinação de 90% do idosos acima de 60 anos com dose reforço, de 80% dos adolescentes a partir de 12 anos com a primeira dose e de 90% dos adultos com o esquema vacinal completo.

Casagrande destaca que a decisão é momentânea e que é importante continuar com a vacinação. Neste sentido, faz um apelo: “Continuem com a vacinação. Vacinando conseguiremos manter os controles de indicadores, principalmente os óbitos. A ômicron transmite, mas as vacinas controlam” – reforçou.

O governador enfatizou ainda no pronunciamento que a variante ômicron transmite com maior facilidade e, neste momento, é a predominante no Estado. “A taxa de transmissão na primeira semana de janeiro, ainda provisória, já está próxima de três. Ou seja, cada pessoa transmite para mais três pessoas. Então, é uma taxa de transmissão alta” – alerta.

Leia também:   Inscrições Abertas: Programa QualificarES oferece cursos de qualificação profissional online

Neste sentindo, o governador faz outro pedido, reforçando a importância da testagem. “Mesmo com sintomas leves, façam o teste para quebrar o ciclo de contágio e romper a cadeia de transmissão”.

 

Foto do destaque: Reprodução/Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here