A Operação Carnaval 2023 das forças de segurança pública do Espírito Santo terá início nesta sexta-feira (17) e prossegue até a Quarta-feira de Cinzas (22). O planejamento foi apresentado nesta quarta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Além da Polícia Militar, a operação contatará também com atuação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran-ES e guarda-vidas, num total de 12.900 agentes de segurança em todo o território capixaba.

Na operação também serão utilizados drones na fiscalização de trânsito e helicóptero do Notaer para resgates de urgência e emergência, inclusive no norte do Estado caso seja necessário. De acordo com a Sesa, o objetivo da operação é “promover e coordenar as ações integradas dos órgãos de segurança pública estaduais e municipais envolvidos no Carnaval Capixaba”.

Conforme o planejamento da Sesp, a Polícia Milita terá 9.530 militares empenhados em todo o Estado no período de Carnaval com atuação no policiamento ostensivo a pé e radiopatrulhamento. A cavalaria da PM, a RPMont, atuará em Conceição da Barra, Piúma e na Grande Vitória. Já as equipes especializadas dos batalhões de Ação com Cães (BAC) e de Missões Especiais (BME), atuarão na Grande Vitória. O Batalhão de Trânsito terá ações nas rodovias estaduais em todo o Estado com uso de radares, testes de bafômetro e drones.

Leia também:   Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no Espírito Santo

A Polícia Civil prestará reforço nas Delegacias de todo o litoral e nas regionais da Grande Vitória. No norte do Estado haverá plantão especial da Delegacia de Conceição da Barra e reforço no efetivo da 18ª Delegacia Regional em São Mateus. Ao todo serão 1.050 policiais civis empenhados durante o Carnaval em todo o Espírito Santo.

O Corpo de Bombeiros está com 975 bombeiros militares e 1.345 guarda-vidas atuando no litoral e principais balneários do Estado, com equipes de resgate e fiscalização em eventos, além de operações em balneários e unidades de conservação.

O Detran-ES realiza campanha educativa nas estradas além de atuar no serviço de remoção e guarda de veículos apreendidos no período de Carnaval.

 

CERCO INTELIGENTE

A Sesp destaca ainda que as forças de segurança do Estado contam com uma ferramenta tecnológica chamada de Cerco Inteligente, que dispõe de 642 câmeras espalhadas em pontos estratégicos em 61 municípios capixabas com o objetivo de identificar veículos roubados. De acordo com a pasta, até o momento já foram recuperados cerca de 200 veículos com restrições no Estado.

Leia também:   Incaper apresenta desempenho da produção agropecuária no Espírito Santo

 

NOTAER

Durante a Operação Carnaval 2023, helicópteros do Noater terão atuação no policiamento de orla na região metropolitana e atendimento de emergências nos litorais norte e sul do Estado. Também terá uma aeronave específica para atendimento aeromédico.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here