BRUNO BRAZ
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Reforços pouco badalados, com apelidos pitorescos e padrões de vida aquém da realidade da maioria dos companheiros, Matheus Babi e Ygor Catatau têm despontado como apostas “raiz” de Botafogo e Vasco, respectivamente.

Destaques no último domingo (13), em clássico válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro, em que Balbi fez dois gols, mas Catatau, que também marcou, saiu com a vitória, eles voltarão a se enfrentar às 19h desta quinta-feira (17), desta vez pela quarta fase da Copa do Brasil.

Babi, 23, chegou do Serra Macaense por empréstimo até o fim de 2021. O Botafogo é seu primeiro clube de expressão. Nas divisões de base, passou pelo Grêmio, mas só se profissionalizou no Macaé, de sua cidade natal, no interior do Rio de Janeiro. Em 2019, se destacou pelo América-RJ.

O apelido veio de seus amigos de bairro e é uma abreviação de Babidi, personagem do desenho animado japonês “Dragon Ball Z”. De estilo extrovertido e carismático, já conquistou o renomado marfinense Salomon Kalou, com quem divide dancinhas nas comemorações.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

A sede por vitórias e a falta de costume com os holofotes se assemelham com a situação de Catatau no Vasco. Também em sua primeira chance em um clube grande, o atacante de 25 anos chegou a trabalhar como guardador de carros no bairro do Leblon, na zona sul do Rio.

Sua trajetória no futebol foi tardia, com um período curto nas divisões de base. Na maior parte do tempo, esteve no Madureira, equipe do subúrbio carioca que o emprestou ao Vasco até o fim do Campeonato Brasileiro. Também teve passagens por Barra da Tijuca, do Rio, e Boa Esporte.

O codinome veio a reboque de seu irmão mais velho, que já era chamado de Zé Colmeia no bairro da Abolição, na zona norte do Rio, também em alusão a um desenho animado.

Diferentemente do Botafogo com Babi, no entanto, o Vasco não utiliza oficialmente o apelido.

Questionado sobre como preferia ser chamado após fazer seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina, na vitória por 3 a 2 sobre o rival alvinegro, Ygor disse que tanto faz. “Não ligo muito, pode me chamar de Ygor, Catatau… Catatau é meu apelido de infância”, disse à TV Globo.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

O bom início da dupla nos seus clubes conta pontos para a permanência em definitivo ao final de seus respectivos empréstimos.

Babi, que tem um contrato mais longo -até dezembro de 2021-, já tem parte de seus direitos econômicos ligados ao Botafogo como “taxa de vitrine” cedida pelo Serra Macaense. Para o time alvinegro adquirir uma fatia ainda maior, foi combinado o pagamento de um valor ainda não revelado.

Já Catatau conta com a boa relação entre as diretorias de Madureira e Vasco. Presidente do time tricolor, Elias Duba sinalizou que irá facilitar um eventual acerto: “Nossa relação com o Vasco é diferente de outros clubes. Tenho uma relação muito boa, principalmente com o vice de futebol (vascaíno), José Luis Moreira. O Ygor é um garoto muito batalhador e que merece vencer na vida. Não vai ter problema”, disse à reportagem.

No reencontro pela Copa do Brasil, em jogo de ida, Babi deverá ser titular, enquanto Catatau disputará vaga no ataque. Ao final do clássico recente, com ambos em campo, eles puderam trocar camisas -segundo o jornal O Globo, Catatau quis presentear seu pai, Jorge, torcedor botafoguense.

Leia também:   Botafogo supera lesão de Tiquinho e vence a primeira na Libertadores

BOTAFOGO
Diego Cavalieri; Marcelo Benevenuto, Rafael Forster e Kanu; Kevin, Caio Alexandre, Honda, Bruno Nazário e Victor Luis; Kalou e Matheus Babi. T.: Paulo Autuori

VASCO
Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Leandro Castan e Henrique; Marcos Júnior, Fellipe Bastos e Benítez; Talles Magno, Ribamar e Cano. T.: Ramon Menezes

Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h desta quinta-feira (17)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Transmissão: SporTV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here