As chuvas que caíram em municípios localizados nas cabeceiras do Rio Cricaré, como Barra de São Francisco e Mantena, na semana passada elevaram o nível do rio no fim de semana em Nova Venécia. A Defesa Civil salienta que está distante da cota de transbordo, mas que o nível de água no rio subiu mais de um metro.

O coordenador da Defesa Civil de Nova Venécia, Everton Leonardo de Menezes detalha que o rio estava na manhã desta segunda-feira no local de medição com nível de aproximadamente 1,90 metro, ou seja, 1,10 metro mais elevado em relação ao normal em período sem chuva.

Ainda distante da cota de transbordar, foi percebível no fim de semana uma elevação do nível do Rio Cricaré em Nova Venécia. Foto: Wellington Prado/TC Digital

A Defesa Civil de Nova Venécia constatou que na quinta-feira (3) estava com 28 centímetros acima do normal. No sábado, já havia subido 95 centímetros. Everton destaca que a expectativa nessa segunda-feira era que o nível do rio se estabilizasse, para que nos próximos dias comece a baixar.

O coordenador salienta que a elevação não fez o rio transbordar. “A cota para sair da calha é 2,60 metros”, sustenta.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

Everton acrescenta que o Rio do Norte, que é um dos braços do Rio Cricaré, também apresentou uma elevação no nível, em aproximadamente 1,10 metro, acima do normal.

CHUVAS NAS

CABECEIRAS

Em Barra de São Francisco, no noroeste capixaba, fevereiro começou com muita chuva. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre os dias 1º e 6 choveu 134,6mm no Município. Em Mantena, no leste de Minas Gerais, foram 146 mm de chuva no mesmo período.

Os dois municípios estão localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Cricaré.

PREVISÃO

Esta terça-feira a tendência é de predomínio de poucas nuvens e calor até o final da manhã no Espírito Santo. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir da tarde, áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade provocam pancadas de chuvas na Microrregião Noroeste. Não há expectativa de chuva nas demais áreas e o vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

A tendência para o restante da semana é de chuva rápida pela manhã no litoral norte e de pancadas de chuvas à tarde nos trechos próximos à divisa com Minas Gerais.

SÃO MATEUS

Em São Mateus, a água do rio já está com uma tonalidade barrenta, comum em épocas de cheia. Entretanto, não foi constatada visualmente o transbordo no vale. A secretária municipal de Defesa Social, Danubia dos Santos Henriques, frisa que não foi registrado transbordo, mas, diante da elevação do nível do rio em Nova Venécia, a Defesa Civil realizará monitoramento a partir desta terça-feira.

Em São Mateus, a água do rio já apresentava nesta segunda uma tonalidade barrenta, comum em épocas de cheia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here