O Conselho Departamental do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), ligado à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou a criação de duas comissões “que serão responsáveis pela condução de estudos e discussões sobre a possibilidade de criação da Universidade Federal de São Mateus”. A decisão tomada no dia 21 foi comunicada oficialmente nesta sexta-feira (25), por meio de nota da assessoria de comunicação do Ceunes.

A Comissão 1 será responsável por estudos internos que analisem a possibilidade e as condições necessárias para emancipação do Ceunes, com transformação de Centro para Universidade federal independente.

A Comissão 2 será responsável pela organização de debates virtuais, em plataformas que permitam acesso da comunidade interna e externa, “visando a construção de um rico debate acerca dos pontos positivos e dos pontos negativos relacionados à criação de uma Universidade Federal em São Mateus”, detalha a assessoria do Ceunes.

A transformação do Ceunes na Universidade Federal de São Mateus é uma reivindicação antiga que mobiliza a comunidade do norte capixaba há mais de três décadas. Dois projetos de lei foram apresentados ao Congresso Nacional, mas não chegaram à aprovação final.

Leia também:   Incaper apresenta desempenho da produção agropecuária no Espírito Santo

Atualmente, tramita novo projeto, de autoria do deputado federal Neucimar Fraga, desta vez para desmembramento do Ceunes da Ufes. De acordo com Neucimar, esta iniciativa tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here