O Herbário Sames nasceu em 2006 e está completando16 anos nesta quarta-feira (28). Para celebrar a data, o Ceunes preparou uma comemoração com palestras e cursos no auditório da Instituição a partir das 8h30 desta quarta-feira (28).

O Herbário trata-se de uma coleção botânica de plantas secas desidratadas coletadas para representar o inventário de todas as espécies de plantas que ocorrem no norte do Espírito Santo e sul da Bahia, conforme explica o professor de Ciências Biológicas, Luís Fernando Tavares de Menezes.

“Essa coleção começou a ser feita em 2006. Hoje temos um volume de mais ou menos 15 mil plantas guardadas representando a biodiversidade da nossa região. Conseguimos descrever oito espécies novas para a ciência a partir das coletas e os estudos com as plantas. Dentre essas espécies novas, tem aquelas que só ocorrem aqui [no norte capixaba]. Por exemplo, uma nova espécie de jabuticaba que só se verifica nas nossas matas e em nenhum outro lugar do mundo” – reforça.

De acordo com o professor Luís Fernando, as palestras serão ministradas por ele logo após a abertura do evento. O momento conta ainda com a presença da professora e pesquisadora Marli Morin do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, além do professor Guilherme Antar, do próprio Ceunes. A programação terá ainda cursos destinados a comunidade acadêmica. “Os cursos são voltados à botânica, como coletar e identificar plantas, por exemplo”, frisa.

Leia também:   Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina nesta sexta

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here