O Coletivo Ubuntu do Barro, composto por artistas mateenses, foi selecionado para a Mostra Internacional Totem das Cores (MITC), que acontece durante todo o mês de setembro de 2023 no Museu Municipal Dr. João Batista Gomes Ferraz, na cidade de Socorro, São Paulo.

Conforme Shila Joaquim, a exposição é composta por obras de artistas selecionados por edital e de convidados. A mostra homenageia a cidade de Socorro, sede do evento. Ela detalha que o coletivo de artistas ceramistas se organizou a partir das oficinas de cerâmica tradicional implementadas por ocasião da realização do Projeto Ubuntu: nosso jardim.

Integram o coletivo Ubuntu os artistas Christie Trancoso, Gabriel Oliveira, Jefferson Pessoa, Niko Solare, Rafael Antunes, Renan Fink e Shila Joaquim.
Foto: Divulgação

“Projeto esse contemplado no edital 004/2022 de seleção e premiação de projetos culturais Cultura Cidadã –fundo a fundo– e executado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Mateus, além da parceria e acolhimento do Ceunes” – frisa.

De acordo com Shila, os membros do coletivo têm formação diversa. “São pintores, professores, músicos, cantores, biólogos, que têm por objetivo difundir a cerâmica conectando a mesma com múltiplas linguagens artísticas. Ela ressalta que a obra selecionada foi produzida coletivamente, queimada em forno à lenha no espaço cultural Casa de Troca.

Leia também:   Moradores pedem solução para conter vazamento de água no Bairro Carapina

 

Socorro e São Mateus no abraço do barro

“O conceito da obra intitulada Socorro e São Mateus no abraço do barro, é fundamentada em estabelecer relação entre as duas cidades, São Mateus e Socorro, retratando na argila ícones culturais de ambas as cidades” – afirma a ceramista.

Segundo Shila, integram o coletivo os artistas Christie Trancoso, Gabriel Oliveira, Jefferson Pessoa, Niko Solare, Rafael Antunes, Renan Fink e Shila Joaquim. O grupo viaja para Socorro no dia 30 de agosto. “Partiremos com a missão de divulgar e enaltecer a cerâmica mateense e ao mesmo tempo trocar experiência com outros artistas e ampliar o aprendizado artístico” – salienta.

Shila pontua que, além da participação com a peça, o coletivo mateense abre a Mostra com uma performance poético-teatral e ministram oficina compartilhando o modo de fazer bonecos brincantes tais como reis de Bois e Congadeiros.

Participam da mostra artistas do México, Estados Unidos, Cuba, Itália, França, Uruguai, Portugal, Bulgária, além de grandes nomes das artes visuais brasileira. A curadoria da exposição é realizada por Lina Bandiera, Oscar D’Ambrosio e Marinilda Boulay.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here