Nesta sexta e sábado, o espaço mais democrático da arte e da cultura popular mateense, o Mercado Municipal Wilson Gomes, ganha ainda mais vida com a exposição do Projeto Casa de Troca. A programação preparada pela ativista cultural Shila Joaquim prevê também música e dança. Numa tenda armada entre os corredores do Mercado, artistas, alunos e professores que participam do projeto financiado por edital da Secretaria Estadual de Cultura apresentam trabalhos em cerâmica, utilitários e figurativos, produzidos durante oficinas realizadas nos meses de junho e julho.

Conforme Shila, o projeto foi iniciado em agosto de 2017 e contou com a participação também dos ceramistas Sueli Venâncio da Silva, Ailsomar Costa Esperança, Pingo Mão no Barro, Daiane Brandão, Dina Queiroz, Maria Inês Oliveira Pimenta, Eduardo Ojú e Elza Roberto Teodoro. O ateliê Casa de Troca funciona no Bosque da Praia, na Ilha de Guriri.

“O objetivo é informar a comunidade sobre os resultados do projeto”. Shila Joaquim acrescenta que as peças foram produzidas utilizando ferramentas e técnicas compartilhadas durante as vivências e a mostra contará ainda com a presença do cordelista César Domiciano, da atriz Thaís Ximenes e participação dos grupos Braga Nixè Nie e Coco da Ilha.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

Ainda de acordo com a ceramista, haverá música com o grupo de chorinho liderado por Vilson e Misael. Na noite de sábado, os ceramistas participam da festa de São Judas Tadeu, padroeiro da Comunidade Bosque da Praia, no encerramento da mostra. “Serão apresentados os processos de visitas e mapeamento dos locais de extração de terras e argilas, as oficinas, a produção e a queima das peças”, antecipa Shila. De acordo com ela, os principais locais mapeados estão em Brejo Velho, Pedra D’Água e Jambeiro.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here