Nesta terça-feira, 13 de junho, comemora-se o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares e que detêm a maior devoção na Igreja Católica. Em São Mateus, a Paróquia Santo Antônio tem programação especial, com direito a alvorada, missa com benção e distribuição dos tradicionais pães e uma missa solene presidida pelo bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó.

As atividades no dia do padroeiro da Paróquia começaram às 5h com alvorada, com queima de fogos e sinos tocando. Às 7h, aconteceu uma missa na Igreja Matriz presidida pelo pároco padre Patric da Silva Wanderley. Nesta celebração teve a benção e distribuição dos pães de Santo Antônio.

O encerramento é com a missa solene às 19h presidida por Dom Paulo e concelebrada pelos padres. O padre Patric adianta que existe uma grande surpresa prepara o final.

Na trezena, o pároco Patric recebeu padres convidados, como Edivaldo Luís Klipel, pároco de São Mateus.
Foto: Paróquia Santo Antônio/Divulgação

 

TREZENA

O Dia de Santo Antônio é nesta terça-feira, mas a programação foi iniciada com uma trezena, concluída nesta segunda-feira (12). Por 13 dias, missas foram realizadas diariamente, presididas por padres convidados. Também foram realizadas outras atividades, incluindo passeio ciclísticos e shows de louvor.

Leia também:   Chermont realiza sonho ao marcar seu 1º gol pelo Santos e revela que vai ao treino de bicicleta

 

Quem é Santo Antônio

 

Santo Antônio nasceu em Lisboa, por volta de 1.195. Começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja, adquirindo aquela ciência teológica que o fez frutificar nas atividades de ensino e na pregação.

Padre Patric detalha que um fato mudou a vida de Santo Antônio. Após cinco missionários franciscanos que foram em missão ao Marrocos encontrarem o martírio e terem as relíquias expostas em Coimbra, ele teve o desejo de seguir a mesma missão. Sendo assim transformou-se em franciscano e partiu para o Marrocos.

Contudo, devido a uma doença, Santo Antônio voltou à Europa e acabou se aportando na Itália, onde seguiu o caminho movido por sermões e por várias pregações e milagres. “Um homem com intimidade grande com Deus, um estudioso da Palavra, que foi se transformando numa grande personalidade na defesa da fé contra alguns heréticos”, frisa padre Patric.

Santo Antônio morreu em 13 de junho de 1.231, em Pádua, na Itália, sendo beatificado em 1.232.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, mas destacou-se na missão principalmente na Itália.
Foto: Paróquia Santo Antônio/Divulgação

 

Benção dos pães

 

Padre Patric explica que a benção dos pães de Santo Antônio remonta a uma tradição e tem um olhar religioso. “Que as pessoas recebiam a benção do pão e colocavam em lugares, próximos aos mantimentos para que se multiplicasse, para que não faltasse os mantimentos necessários em determinada casa ou família. Mas está ligado a isso a uma tradição atribuída a milagre do santo”, reforça.

Padre Patric acrescenta que as pessoas não pegam o pão para comer simplesmente. “Elas pegam o pão para fazer com ele um momento de oração, partilhar. Alguns fragmentam o pão e colocam na vasilha do arros, do feijão. Tem um olhar religioso”, destaca.

 

Santo Casamenteiro

 

A fama de santo casamenteiro também é originada de milagres atribuídos a Santo Antônio. Padre Patric explica que uma moça estava para casar, estava previamente prometida, mas não tinha o dote. “O Santo entrega um bilhete de papel a ela para entregar a comerciante, dizendo ao comerciante que o peso daquele papel deveria pagar ela em dinheiro. Aí o comerciante olha para o papel, parece que não é nada e era muito, vai colocando e dá um total de 400 escudos, que era o valor que ela precisava para o dote”, detalha.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

Depois do milagre do dote, outras mulheres recorreram ao santo para conseguir um relacionamento e até hoje é assim. “E por isso, essa é a razão para que no hemisfério sul, o Dia dos Namorados é 12 de junho, porque no hemisfério norte a razão é outra”, reforça. Padre Patric frisa que até os dias atuais mulheres colocam o nome no manto da imagem de Santo Antônio.

No entanto, padre Patric frisa que o foco na festa de Santo Antônio é o lado humano. “É um santo que valorizou muito o amor e a família, o respeito, o compromisso”, ressalta.

 

Foto do destaque: Paróquia Santo Antônio/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here