O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lidera uma pesquisa de intenção de votos para o Governo do Estado com 52%. É o que mostram os dados da pesquisa encomendada pela Rede Gazeta ao Instituto Ipec e apresentada na noite desta quarta-feira (17).

A pesquisa indica ainda que o candidato Carlos Manato (PL), ex-deputado federal, tem 10% das intenções de voto. Na sequência, em terceiro, vem o candidato da Rede, o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos, com 7%. Em quarto está o candidato Guerino Zanon (PSD), ex-prefeito de Linhares, com 5%. O Capitão Vinícius, do PSTU, tem 2% das intenções de voto, enquanto Aridelmo Teixeira (Novo) e Claudio Paiva (PRTB) aparecem com 1% das intenções de voto cada.

Aridelmo é ex-secretário da Fazenda do Espírito Santo e Claudio Paiva é administrador e consultor empresarial.

Os dados são da pesquisa estimulada, quando é apresentado ao entrevistado os nomes dos candidatos para que ele faça a opção de resposta. O entrevistado pode escolher um dos nomes ou optar por não responder e até escolher a opção branco/nulo.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

Deste modo, 11% dos entrevistados escolheram não responder ou que não sabiam, e a mesma porcentagem, ou seja, 11%, optaram por branco/nulo, conforme indicam os dados da pesquisa Ipec.

 

PRIMEIRO TURNO

Essa intenção de voto, de 52% dos entrevistados, permite fazer uma projeção, de acordo com os números da pesquisa, que o governador Renato Casagrande teria 66,7% dos votos válidos. Segundo a legislação, votos válidos são aqueles dados aos candidatos, excluindo as porcentagens de brancos/nulos e também daqueles que escolheram não responder. Com isso, Casagrande estaria reeleito no primeiro turno das eleições – situação que acontece quando o candidato obtém 50% mais um dos votos válidos.

 

PESQUISA

A pesquisa Ipec, encomendada pela Rede Gazeta, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09385/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-07979-2022. Foram feitas 608 entrevistas em 24 municípios capixabas entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram pessoais por amostragem, com a seleção dos entrevistados de acordo com as proporções da população por grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. Foi utilizado ainda questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa.

Leia também:   Ação conjunta prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio em Aracruz

 

 

Foto do destaque: Hélio Filho-SecomES/Divulgação

 

1 COMENTÁRIO

  1. PESQUISA TENDENCIOSA, A INDUZIR OS ELEITORES A VOTAR NO ATUAL GOVERNADOR. O ES, TEM 78 MUNICIPIOS, TEM MAIS DE 2.900.000 ELEITORES, A REDE GAZETA, QUE APOIA ABERTAMENTE, A REELEIÇÃO DO ATUAL GOVERNADOR, CONTRATA, UM INSTITUTO DE PESQUISAS, QUE SEGUNDO O REFERIDO, ENTREVISTA 608 PESSOAS, EM 24 MUNICIPIOS, E DIZ, QUE FULANO PODE SER ELEITO NO PRIMEIRO TURNO. E ATÉ UMA FALTA DE RESPEITO, COM OS ELEITORES CAPIXABA. 608 DIVIDIDO POR 24, DA UMA MÉDIA DE 25,33 PESSOAS ENTREVISTADAS, POR ESTES 24 MUNICIPIOS. ISSO SE CHAMA INDUZIR OS ELEITORES, A VOTAR EM TAL CANDIDATO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here