Claudio Caterinque
Repórter

Glasgow (Escócia) – O governador Renato Casagrande encerrou nesta quinta-feira (4) a participação dele na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP26). Em vídeo distribuído pela assessoria do Governo do Estado, Casagrande afirma que a última atividade foi uma reunião com o herdeiro do trono da Inglaterra, príncipe Charles. “Uma boa reunião em que ele teve a paciência o tempo de nos ouvir” – avaliou.

O governador destacou ainda que o príncipe Charles indicou que existem fontes de financiamento para bons projetos de descarbonização. “Com ele colocando, como nós já sabemos, que há um convencimento de muitas pessoas no mundo todo de que essa nova economia de baixo carbono, da energia renovável, da bioeconomia, da preservação das florestas, do respeito às comunidades tradicionais, é a nova economia que vai gerar muitas oportunidades para muitos países, e especialmente para o Brasil” – declarou.

Sobre os resultados da COP26, Casagrande espera que no dia 12, quando será apresentado o relatório final da Conferência, haja um compromisso assumido por todos os países de um mercado de carbono definido entre as nações. E que o Brasil possa avançar no projeto de lei –marco regulatório do carbono– que tramita na Câmara Federal.

Casagrande destaca ainda que a participação dos governadores nos diversos painéis, apresentando o Consórcio Brasil Verde, ajudou a diplomacia brasileira a convencer o governo a assumir compromissos.

 

“É lógico que toda a comunidade internacional, e nós do Brasil, esperamos agora ação do governo federal para que a gente possa colocar em prática os compromissos assumidos. Mas, não é só uma cobrança junto ao governo federal, também é uma obrigação nossa dar a nossa contribuição”.

Como exemplo de contribuição, o governador capixaba destacou a elaboração do plano de neutralidade do carbono no Espírito Santo e se colocou à disposição para ajudar outros estados a fazerem o mesmo. “Essa é a primeira tarefa do consórcio” – enfatiza.

 

Foto do destaque: Adriano Zucolotto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here