Em mais uma etapa da Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Rede TC de Comunicações em parceria com a Rádio Kairós e apoiadores, a Escola Alternativa Lago dos Cisnes recebeu, na noite desta terça-feira (22), palestra da ginecologista Gabriela Peroni Neves Barcelos. Obstetra com especialização em mamografia, ela faz um alerta importante: “O câncer de mama não é prevenido. O que fazemos é diagnóstico precoce”.

De acordo com ela, usa-se o jargão de que a mamografia salva vidas porque, na verdade, quanto mais precoce é feito o diagnóstico do câncer de mama, mais chance tem de a paciente buscar a cura e passar por um tratamento menos agressivo.

“A forma mais comum do câncer aparecer é através de um nódulo palpável. Só que, até o nódulo ser formado, às vezes, na mamografia, a gente consegue ver indícios dele, três, quatro anos antes. Então, por isso, a importância da mamografia para a gente tentar descobrir no estágio mais inicial e com isso aumentar a chance de cura” – explicou.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

Gabriela Peroni lamenta que a mamografia não esteja acessível ainda à maioria das mulheres. “Infelizmente a gente não consegue, mas o ideal é que todas as mulheres, a partir dos 40 anos, realize os exames”. A ginecologista, no entanto, afirma que São Mateus dispõe a quantidade de mamógrafos suficiente para abranger toda a população.

A médica informa que realizou neste mês três palestras de orientação às mulheres em relação ao câncer. “O engajamento acontece para fazer com que essa informação chegue ao maior número de mulheres possíveis. É a gente tentar cumprir o objetivo do movimento, que é de nível mundial”.

ESCOLA

Para a diretora da escola, Zenilza Pauli, apesar de a campanha já acontecer todos os anos, é importante frisar o assunto. “Se pararmos para olhar todo o histórico da campanha, quantas conquistas para a saúde da mulher foram criadas em virtude de a sociedade estar discutindo esse assunto? Então, em São Mateus, quando as empresas se unem para discutir esse assunto, primeiro, que no cooperativismo a gente diz unidos somos mais fortes, e acho que a máxima é essa. Nesse caso, é a necessidade de discutir a saúde da mulher em todos os seus aspectos”.

Leia também:   Força Tática apreende maconha, cocaína e munições na zona rural de São Mateus

A diretora destacou que a escola, por ser um espaço feminino em sua maioria, é o local ideal para levar essa discussão. “E é uma oportunidade para a gente sentar, de mulher para mulher, para que a gente possa fazer essa conversa em benefício da nossa saúde. A gente trabalha tanto, corre tanto, e precisamos de um tempo para parar e conversar sobre nós”.

Zenilza também elogiou a iniciativa da campanha desenvolvida pela Rede TC em parceria com a Rádio Kairós e apoiadores. “Traz a unidade das instituições e, por ser um meio de comunicação, ela tem o poder de aglutinar, de juntar essas pessoas num mesmo objetivo. Não somente nesse assunto, mas em tantos outros que a Tribuna do Cricaré normalmente conduz”.

SORTEIOS

Após a palestra, as mulheres presentes participaram de sorteio de brindes e de dois exames de mamografia para serem feitos na Med Imagem. Além da clínica e da própria Escola Alternativa, também apoiam a campanha Outubro Rosa o Sicoob, a Academia Aquário do Ideal, o Empório Natureza e a MJ Pesca.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here