Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e as ações de conscientização e prevenção já iniciaram em São Mateus. A equipe da Policlínica Municipal (US-3), junto com as das unidades de saúde, realiza atividades durante todo o mês voltadas para a conscientização da importância dos cuidados precoces, assim como manter hábitos de vida saudáveis.

Coordenadora do US-3, Cleides do Nascimento detalha que as atividades iniciaram com a participação de equipes da Secretaria de Saúde no Passeio Ciclístico Rosa e Azul, realizado pelo Centro Universitário Vale do Cricaré no final de semana.

“O foco é a conscientização da população masculina sobre a necessidade de cuidar do corpo e da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame de próstata periodicamente” – detalha Cleides. Ela alerta que o câncer de próstata é mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

As atividades da Campanha Novembro Azul em São Mateus iniciaram com a participação de equipes da Secretaria de Saúde no Passeio Ciclístico Rosa e Azul, realizado pelo Centro Universitário Vale do Cricaré no final de semana.
Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora, entre as ações relacionadas à saúde do homem, na US-3 ainda acontecem rodas de conversa na sala de espera. Outras atividades são desenvolvidas nas unidades de saúde como orientações sobre o câncer de próstata e o diagnóstico precoce com a participação de urologistas e enfermeiros.

Cleides destaca ainda que também são feitos, nas unidades de saúde, testes rápidos de HIV, de sífilis e de hepatite B e C, além da aplicação de vacinas, encaminhamentos para realização de PSA e consultas com urologista.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

EXAMES

De acordo com ela, o exame de toque é realizado na consulta com o urologista e permite avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. “O exame de sangue antígeno prostático específico, ou seja, o PSA, é solicitado pelo urologista e realizado nos laboratórios credenciados pelo Município” – enfatiza.

Ela afirma que outros exames podem ser solicitados, se houver suspeita de câncer de próstata, como biópsias guiadas pelo ultrassom transretal que retiram fragmentos da próstata para análise.

 

ATENDIMENTOS

Cleides ressalta que a Secretaria de Saúde conta com dois urologistas na US-3 que podem atender até 40 pacientes semanalmente. Segundo ela, ainda assim a busca é pequena devido ao preconceito ou vergonha de realizar a consulta de prevenção, o que dificulta o diagnóstico precoce.

“A campanha tem como foco incentivar os homens, a partir dos 45 anos que possuam fatores de risco ou de 50 sem esses fatores, para que busquem os serviços. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce” – enfatiza.

Ela destaca que a Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde do Homem, orienta a população masculina do Município a procurar as unidades de saúde do território onde reside e conversar com a equipe para que ela possa dar a assistência necessária, através de consulta e realização de exames, conforme a necessidade de cada um.

Leia também:   Saae lança refis para quitação de contas atrasadas

 

Prevenção ao câncer de próstata começa na adolescência, diz urologista

 

A falta de informação, o preconceito e a vergonha são algumas das razões que levam os homens a deixar de lado procedimentos fundamentais de cuidados com a saúde que servem, inclusive, para identificar doenças em estágio inicial. É o que observa o urologista paulista Fábio Vicentini. De acordo com ele, o câncer de próstata, por meio do diagnóstico precoce, tem índice de cura que pode chegar a 90%.

“No Brasil, a cultura do cuidado com a saúde não é algo comum entre os homens, como acontece com as mulheres que começam a consultar com um ginecologista ainda na adolescência. Se os pais começarem a levar seu filho ao urologista desde cedo, provavelmente esse menino irá crescer mais consciente da necessidade de se cuidar” – explica.

Segundo o médico, na adolescência o urologista pode avaliar se o desenvolvimento do menino está adequado, pode orientar sobre a vacinação contra o HPV e outras doenças, além de instruir quanto ao início da vida sexual. Já na fase adulta, o urologista pode avaliar a saúde do homem em geral, a parte hormonal e orientar aqueles que estão planejando ter filhos.

O mês de novembro é dedicado ao combate ao câncer de próstata, doença mais frequente entre os homens depois do câncer de pele.
Foto: Divulgação

“O comportamento masculino atual reflete de forma negativa em alguns casos, tanto que o diagnóstico de câncer de próstata vem aumentando nos últimos anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em 2021, mais de 16 mil homens morreram em consequência da doença no Brasil, uma média de 44 mortes por dia, de acordo com o sistema de informação do Ministério da Saúde. Para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) espera mais de 65 mil novos casos diagnosticados” – afirma.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao canal urinário do pênis. “O câncer é uma alteração que ocorre nas células da próstata, onde um tecido anormal começa a crescer e que pode se espalhar para fora da próstata. Esse crescimento, se não tratado, pode levar a pessoa à morte”, conta Vicentini.

Ainda de acordo com o médico, o câncer de próstata é um dos tipos com maior chance de cura e o aumento no número de mortes pela doença mostra que o diagnóstico está sendo realizado tardiamente, já em estado avançado.

 

NOVEMBRO AZUL

O Novembro Azul é um movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália desde 2003, voltado para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here