A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) terminou nesta quarta-feira (31), mas as unidades de saúde de São Mateus continuarão com a imunização após a prorrogação anunciada na terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde.

Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador disse à Rede TC de Comunicações que as vacinas estão disponíveis para toda a população que queira se imunizar contra a gripe. O público-alvo da campanha são crianças com 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, idosos, além dos profissionais da saúde, professores e outros.

Follador afirma que a vacinação contra a influenza em São Mateus segue até o dia 20 de junho em todas as unidades de saúde do Município, além da Policlínica Municipal (US-3).

Ele ressalta a importância das pessoas buscarem a vacinação. No município, até esta quarta-feira, último dia da campanha, São Mateus alcançou apenas 33% do público-alvo imunizado, quando o Ministério da Saúde preconiza 95% desta parcela da população que deve ser vacinada para conter a circulação do vírus. “Ou seja, um número abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde”, reforça.

“Estamos percebendo e acompanhando a alta ocupação dos leitos hospitalares, a alta procura das pessoas nos serviços de saúde com síndromes gripais agudas graves. Isso está causando uma elevação muito grande de demanda no serviço de saúde em decorrência da não vacinação. Ou seja, as pessoas vão adoecer, vão ser contaminadas, vão contrair a síndrome gripal, e, talvez, desenvolver uma forma mais agressiva da doença se não se vacinarem” – alerta.

De acordo com Follador, que representa a Região Sudeste no Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com a imunização, as pessoas que compõe o público-alvo, principalmente crianças e idosos, representam uma baixa procura nos serviços de saúde “porque não adoecem, não pegam uma gripe muito forte”.

A vacinação pode evitar a saturação do serviço de saúde. Entretanto, segundo o secretário, está ocorrendo uma procura elevada por atendimento de pessoas com sintomas gripais no Hospital Roberto Silvares, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) e nas unidades de saúde do Município. Follador atribui essa alta procura ao baixo índice de vacinação em São Mateus.

 

DADOS DA VACINAÇÃO

Dados do Painel Vacina e Confia do Espírito Santo apontam que em São Mateus a vacinação não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em nenhum dos públicos-alvo.

Os idosos foram os que mais vacinaram no Município, no entanto o percentual ficou baixo, em 42% até a tarde desta quarta-feira. A preocupação é com as crianças, de seis meses a 5 anos. A taxa de vacinação para este público específico ficou em 28%. Já as gestantes somaram 34%.

No Espírito Santo, a taxa de imunização está em 39%. Em todo o Brasil, a taxa ficou em pouco mais de 40%.

 

Vacina é eficaz e protege contra forma mais grave da doença, garante secretário

O secretário de Saúde Henrique Follador reforça que os imunizantes estão disponíveis a todos os públicos em todas as salas de vacinação do Município. Além disso, segundo ele, existem ações que ocorrem em horários estendidos e em finais de semana que deverão ser anunciadas nos próximos dias.

“A vacina é segura, eficaz e protege contra a forma grave da doença. Para quem ainda não tomou, é preciso se vacinar o mais rápido possível, tendo em vista que o Inverno, período de maior circulação do vírus, está para chegar e o público alvo precisa estar protegido para evitar internações e complicações da doença”.

 

BAIXA IMUNIZAÇÃO

Follador explica ainda porque as taxas de imunização caíram em São Mateus, bem como em todo o Brasil.

“Estamos percebendo essa baixa procura e, consequentemente, cobertura vacinal deficitária em todo o território nacional. E o Espírito Santo está entre os estados com a menor cobertura vacinal contra influenza. Vai ser necessário fazer estratégias mais eficazes para alcançarmos novamente a cobertura vacinal pretendida pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunização”.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here