Pela segunda vez na disputa por uma das 30 cadeiras na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Camila Valadão (PSOL) é eleita com 52.221 votos, sendo a quarta mais votada neste pleito e entra para a história como a mulher mais votada da Ales.
Com essa margem, Camila ultrapassa a pedetista Sueli Vidigal que, desde 2002, ocupava o lugar como a mulher mais votada no Estado para deputada estadual com 36.500 votos.

“Para nós o resultado histórico representa muito para as mulheres negras que sempre tiveram esse espaço político institucionalizado negado. Chegar a essa votação com uma candidatura militante, de esquerda, que dialoga com os movimentos sociais. Uma candidatura que não tem apadrinhado político, que não está vinculada aos interesses econômicos, para nós é fundamental, é uma lição, é um questionamento de que é sim possível fazer política de uma outra maneira”, avalia Valadão.

Esta é a estreia do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), legenda da política, em uma eleição para o legislativo estadual, conforme detalha a assessoria da candidata eleita.
Assistente social e doutora em política social, Camila Valadão tem 37 anos e é a quinta vez que disputa uma eleição. O primeiro pleito foi em 2014, quando aos 29 anos, se candidatou ao Palácio Anchieta sendo a única candidata mulher. Naquele ano, Paulo Hartung venceu ainda no primeiro turno.

Dois anos depois, a psolista novamente se candidatou e na ocasião ao cargo de vereadora na Câmara Municipal de Vitória. Por pouco não se elegeu. Foi a 5ª mais votada, no entanto, a chapa não alcançou o quociente eleitoral.

Em 2018, outro “quase” para Valadão que disputou pela primeira vez a Assembleia Legislativa e conquistou mais de 16 mil votos, porém, mesmo estando entre os 30 mais votados, não alcançou o quociente e não se elegeu.

A grande virada veio em outubro de 2020, com a eleição para o cargo de vereadora de Vitória, quando alcançou 5.625 votos e foi a segunda mais votada, tornando-se a primeira mulher negra eleita na capital.

Com quase dois anos de mandato de vereança, Camila passa o bastão para o suplente, o advogado André Moreira, que dará continuidade ao trabalho na Câmara.

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here