Para concretizar o projeto da casa do artesão, o Coletivo de Artesãos da Ilha de Guriri participou de sessão da Câmara de São Mateus. Os relatos da porta-voz Kaliny Liesner Souza sensibilizaram os parlamentares que garantiram apoio à causa, aprovando indicação assinada por 10 vereadores presentes, e também uma moção, com Voto de Congratulação ao Coletivo, proposta pelo vereador Cristiano Balanga.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Legislativo Municipal, ao usar a tribuna, Kaliny explicou que o Coletivo resulta de feiras organizadas em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e da Prefeitura de São Mateus.

“Além de movimentar a economia e de valorizar a identidade cultural, ela reforçou que o artesanato promove inclusão social, impulsiona o turismo e é legítimo propagador da cultura popular, unindo num método utilitarismo e arte” – explica a Câmara.

Citando dados do IBGE de 2019, Kaliny aponta que o setor movimenta R$ 50 bilhões por ano, e é fonte de renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas no Brasil. “A gente tem sonhado com um espaço atrativo para o turista e para a população local, onde, além de artesanato de qualidade, haverá oficinas de aprendizado, comidas típicas, peças teatrais e espetáculos que valorizem os artistas de nosso Município” – comentou Kaliny.

Leia também:   São Mateus reforça ações de combate à dengue em comunidades rurais

Para reforçar a argumentação em prol da instalação da casa do artesão, a porta-voz citou iniciativas vitoriosas em funcionamento em outros municípios, como Conceição do Castelo, Vitória e Viana.

“Apoiar a casa do artesão significa também promover a inclusão social e produtiva no nosso Município. Com as oficinas de artesanato, a gente quer buscar várias parcerias” – disse Kaliny, que representou também a Associação de Artesãos e Comidas Típicas do Balneário de Guriri (Acortisam).

Ela citou exemplos de eventuais parcerias com organizações como o Cras, para oferecer fonte extra de renda aos atendidos, inclusive idosos, que desenvolveriam habilidades cognitivas e sociais, e para crianças com múltiplas deficiências.

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here