Por unanimidade, a Câmara de São Mateus aprovou o Projeto de Lei 054/2022 que institui o Dia Municipal da Consciência Negra. A votação aconteceu na sessão plenária de terça-feira (1º). Conforme detalha a Secretaria de Comunicação do Legislativo, os vereadores aprovaram ainda outros três Projetos de Lei –dois de autoria do Poder Executivo e um do Poder Legislativo–, um Projeto de Emenda à Lei Orgânica, um Projeto de Resolução e 20 indicações de obras e serviços para a comunidade.

O PL inclui o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, no calendário oficial do Município, que passa a ser considerado ponto facultativo. O mesmo projeto de lei institui a Semana Municipal da Consciência Negra, “a realizar-se no mês de novembro”.

O Dia da Consciência Negra será comemorado na rede municipal de ensino público, “com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo e do Município de São Mateus, e debater sobre o preconceito e discriminação”.

No dia 20 de novembro acontece a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o Município de São Mateus em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Foto: Secom-CMSM/Divulgação

A proposta, enviada ao Parlamento pelo prefeito Daniel Santana, revoga a Lei 1.671/2018 e determina ainda que a Administração Pública Municipal, através das secretarias, incentive e programe eventos, palestras, debates e atividades afins, prestando apoio às entidades dos movimentos de proteção ao negro e sua história, “desde que estejam envolvidas na programação das comemorações do Dia da Consciência Negra do Município”.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

CAPITAL CAPIXABA

No dia 20 de novembro, por meio da Lei Estadual nº 8.790, de 27 de dezembro de 2007, anualmente acontece a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o Município de São Mateus, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A ação foi proposta pelo então governador Paulo Hartung e incluiu a data no Calendário Oficial do Estado.

 

Foto do destaque: Secom-CMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here