A Terceira Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA) realizou, nesta quinta-feira (10), uma reunião geral que teve como objetivo principal a realização de uma homenagem aos militares estaduais, Capitão QOA Mauri Coelho Portugal e 1º Sargento João Marcos Santos, profissionais que, após mais de 30 anos de efetivo serviço prestados a Policia Militar do Estado do Espirito Santo e a sociedade capixaba, ingressaram na reserva remunerada.

A reunião contou com a presença do Tenente Coronel QOCPM Cosme Carlos da Silva (Comandante do BPMA), do Major QOCPM Wanderson Machado Luchi (Subcomandante do BPMA), do Capitão Fabrício Pereira Rocha (Comandante da 3ª Cia do BPMA), além de todo o efetivo da Subunidade Especializada, parentes e amigos dos homenageados. Inicialmente, foi oferecido um coffe-break aos presentes, na recém-inaugurada Sala de educação Ambiental da 3ª Cia do BPMA. Ato contínuo, o Capitão Fabrício apresentou o Accountability (prestação de contas) das ações desempenhadas pela subunidade no ano de 2020, os projetos em andamento e os já concluídos, assim como as metas para o ano 2021.

Posteriormente, o Capitão Portugal e o 1º Sgt João Marcos foram convidados e se postarem em posição de destaque perante os presentes, momento em que lhes foram deferidas as devidas honrarias, com a leitura dos respectivos elogios individuais, a entrega de uma Placa de Agradecimento pelos relevantes serviços prestados, bem como dos Assentamentos Funcionais Encadernados, além de mimos e brindes, para ambos.

O Comandante do Batalhão de Policia Militar Ambiental, Tenente Coronel Cosme Carlos da Silva, finalizou a reunião mencionando a mensagem bíblica em 2º Timóteo Cap. 4, versos 7 e 8 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada”, agradecendo todo o empenho e dedicação dos militares.

Encerrada a reunião, os homenageados foram agraciados com um almoço em um tradicional restaurante da cidade de São Mateus, onde, além de uma saborosa moqueca, puderam recordar e contar, descontraidamente, as histórias que viveram durante o serviço ativo na Corporação.

Breve Histórico dos homenageados

O Capitão QOA PM Mauri Coelho Portugal ingressou nas fileiras da PMES, no ano de 1990 (CFSd/90), como Aluno Soldado, concluindo o curso com êxito em 5º lugar geral. Em 1992, o militar foi aprovado no Curso de Formação de Cabos (CFC/92), concluído no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES, em novembro daquele ano. No ano de 93, o militar foi transferido do 2º Batalhão (Nova Venécia) para a Companhia de Policiamento Florestal e Mananciais (CIA P FLO), iniciando sua carreira na unidade especializada.

Ainda, durante o ano de 93, o militar foi aprovado no Curso de Formação de Sargentos da PMES (CFS), curso concluído no ano de 1994. De 94 a 2020, o militar serviu, ininterruptamente, nos quadros do BPMA, unidade onde executou as mais diversas missões e encargos. Em outubro de 2019, o militar alcançou o ultimo posto de sua carreira, tornando-se Capitão do Quadro de Oficiais da Administração e, assim, findando a sua brilhante carreira militar.

Importante salientar que o Capitão Portugal foi um dos pioneiros na implantação e execução do Policiamento Ambiental no norte e noroeste do Espirito Santo, tendo iniciando tal missão no ano de 1993, momento em que fora fundada a 3ª Companhia do BPMA, em São Mateus-ES.

O 1º Sargento QPMP-C João Marcos Santos ingressou nas fileiras da PMES, no ano de 1989, momento em que se tornou Aluno Soldado (CFSd/89), concluindo o curso no 2º Batalhão, em Nova Venécia. Como soldado serviu no 2º BPM, posteriormente, na 5ª Companhia Independente (hoje 13º BPM) e, em abril de 1997, foi transferido, por interesse próprio, para o então 3º Pelotão da Companhia de Policiamento Ambiental em São Mateus/ES. Em agosto de 2009, o militar concluiu o Curso de Habilitação de Cabos (CHC), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PMES. Em 2013, o militar ascendeu à graduação de Sargento PM, após ter concluído o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS), realizado no CFA.

Durante sua carreira, o militar executou variadas missões e encargos no Policiamento Ambiental, ressaltando que foi um dos percussores do Projeto Piloto de Educação Ambiental no norte e noroeste do Espirito Santo, fazendo parte da 1ª equipe, a qual promoveu uma crescente integração entre a sociedade e a Policia Militar.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here