Com a proximidade das festas de final de ano é comum o aumento no consumo de fogos de artifício. No entanto, saber usar o produto é primordial para a segurança.

Alguns cuidados devem ser tomados entre a compra, o armazenamento, o manuseio e uso em geral. Conforme orienta o Corpo de Bombeiros, escolher lojas credenciadas, com autorização para comercialização e equipe treinada para instruir o cliente é fundamental.

Especialistas frisam que o ideal é guardar os fogos em local seco, longe de fósforos e isqueiros e em uma área sem acesso de fumantes.

 

 

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o comandante da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros em São Mateus, major Cristiano Sartório disse que os bombeiros militares não possuem normas específicas para lidar com fogos de artifícios. “Os bombeiros se limitam apenas a vistoriar a distância e o calibre dos fogos em shows pirotécnicos” – esclarece.

No entanto, é enfático quanto ao local ideal e correto para o manuseio e soltura dos fogos. “O local tem que ser isolado, que não tenha risco de ser incendiado pelas faíscas e fagulhas em ambientes com madeira, vegetação. É muito comum o artefato, ao cair, atear fogo na vegetação, o que gera muito transtorno. Então, tem que ter muita consciência” – enfatiza.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

Major Sartório lembra ainda um episódio que teve repercussão nacional ocorrido em 2013 na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul. Na ocasião o uso de dispositivos para efeitos pirotécnicos provocou um incêndio na boate culminando na morte de 242 pessoas e ferindo outras 680.

“Teatro, cinema, casa, cerimonial, não pode ter artefato que provoque shows pirotécnicos. Não pode! Ambiente fechado é proibido por lei ter show pirotécnico” – orienta.

O comandante deu outro exemplo de como não usar fogos de artifícios em ambiente fechado. Em um vídeo encaminhado à Reportagem aparece uma festa natalina com crianças apresentando uma espécie de teatro e, de repente, fogos de artifício começam a explodir, provocando pânico nos presentes.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here