SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As regiões norte de Minas Gerais e sul da Bahia, que recentemente sofreram com tempestades e inundações, devem continuar lidando com chuvas fortes nas próximas semanas.

Segundo a meteorologista Ana Clara Marques, do Climatempo, essas duas áreas devem ter registro de muita chuva na semana do Natal, de 21 a 27 de dezembro. A situação em ambos os estados deve seguir assim na última semana do ano e nos primeiros dias de 2022.

As tempestades que atingiram os dois estados nos últimos dias deixaram, pelo menos, dez mortos no interior da Bahia, segundo a Sudec (Defesa Civil do Estado da Bahia).
Até segunda (14), eram 51 cidades em situação de emergência no estado, com 200.297 pessoas afetadas pelos temporais, entre elas, 6.371 desabrigadas e outras 15.199 desalojadas.

Entre os municípios mais afetados estão Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Leia também:   Chuva faz Rio Grande do Sul declarar estado de calamidade pública

As fortes chuvas na região foram causadas pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), fenômeno comum nessa época do ano, e por uma área baixa pressão no Oceano Atlântico, o que é atípico.

Ainda segundo o Climatempo, na semana atual, Mato Grosso, Goiás, o sul do Tocantins e o Espírito Santo também devem ser afetados por chuvas acima do normal.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here