Nesta quinta-feira (30), as secretarias de Meio Ambiente e de Educação de São Mateus realizam uma audiência pública para apresentar ao público a proposta de criação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA). A audiência está marcada para começar às 19h no auditório da secretaria de Educação no Bairro Carapina.

A iniciativa surgiu em 2021 quando foi assinada uma portaria conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação com este objetivo. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Ricardo Louzada, desde então foram feitas diversas oficinas com esse intuito.

“Aproveitamos o gancho porque o Ministério Público Estadual queria que a gente desse andamento nisso e tivemos o apoio do Ceunes junto às secretarias” – detalha o secretário.

Conforme disse, o objetivo da audiência pública desta quinta é apresentar uma minuta do projeto de lei que será encaminhado para a Câmara de São Mateus. Se aprovada no Legislativo, as secretarias devem traçar os planos para implantar a Política de Municipal de Educação Ambiental nas escolas. “A Secretaria de Meio Ambiente deve adequar o calendário para trabalhar o tema nas escolas. A inclusão dessas disciplinas fica a cargo da Secretaria de Educação” – frisa Ricardo Louzada.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Ele ressalta ainda que inserir a Educação Ambiental no aprendizado das crianças é de extrema importância.

“Trazer a ideia da preservação, da conservação do Meio Ambiente, de toda a importância do Meio Ambiente na vida das crianças para desde cedo fazer essa conscientização. Elas vão virar jovens que trabalham com isso, que respeitam o Meio Ambiente, e vão se tornar adultos conscientes. Elas vão compreender que não adianta pegar o lixo e jogar no quintal do vizinho ou arrancar a própria vegetação que existe no local, sujar a água, achando que o problema é dos outros. O problema é de todo mundo” – enfatiza.

 

 

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

A secretária de Educação Marília Silveira reitera a importância de ter no Município uma Política Municipal de Educação Ambiental.

“Termos no Município uma política como essa, que será construída e consequentemente aprovada, é demonstrar o compromisso e a responsabilidade dos membros da gestão pública com o processo de preservação e salvaguarda dos nossos biomas e nossos espaços ambientais, a nossa preocupação com a preservação do meio ambiente de modo integral. Esse exercício tem a ver com o ensino-aprendizagem porque os grandes sujeitos dessas políticas são os cidadãos e muitos deles estudantes das escolas públicas” – frisa Marília.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

“Agradeço, em nome das equipes que trabalharam, ao prefeito Daniel Santana porque ele deu autonomia para que nós pudéssemos praticar o que está previsto em lei” – complementa a secretária.

Foto do destaque: Marcelo Camargo/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here