As ativistas culturais do movimento quilombola Selma Dealdina e Kátia Penha estiveram na Rede TC para divulgar a quarta edição da Virada Cultural Quilombola, que segue com programação até este domingo (19) na Comunidade Divino Espírito Santo, e aproveitaram para destacar o compromisso da TC com a pluralidade de opiniões nestes 35 anos de trajetória. Secretária-executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Selma Dealdina destacou também a contribuição do jornal Tribuna do Cricaré à luta quilombola.

“Nestes 35 anos, não só com a divulgação das pautas dos eventos, do Festival do Beiju, a cobertura da TC vai além da pauta quilombola. A gente está falando de um município em que a maioria da população é negra, referenciando também esse compromisso que a TC tem com a verdade, de ouvir todos os lados. Coloca também a pauta da periferia, das comunidades carentes, dos agricultores, movimentos sociais, não só o urbano, mas o campo, a parte rural” – frisa.

Selma Dealdina aproveitou para parabenizar os 35 anos de circulação ininterrupta do jornal Tribuna do Cricaré, comemorado no dia 12 de janeiro deste ano. “Queremos parabenizar mesmo e desejar mais 35 anos para que a TC continue levando para os mateenses, e para quem não é de São Mateus, mas que acompanha o jornal, a história, a cultura e a ancestralidade das pessoas negras que compõem a população”.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Conforme lembrou Kátia Penha, coordenadora estadual da Conaq, e Selma Dealdina, com uma linha editorial pautada no jornalismo comunitário construtivista, TC sempre foi uma verdadeira tribuna para as comunidades. “TC sempre abriu espaço para que a gente pudesse falar e colocar o nosso ponto de vista, nas militâncias, nas bandeiras de luta que a comunidade sempre levantou, na defesa dos territórios. Até mesmo o histórico das comunidades quilombolas apareceu muitas vezes na TC. Muitos diziam que não existiam comunidades quilombolas aqui na região do Sapê do Norte. TC mostrou isso para o mundo” – complementou Kátia Penha.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here